Gastronomia

Você sabe degustar uma cerveja? Chame amigos pra um campeonato

Você acham que só de vinhos vivem as degustações de bebidas? Pois uma boa brincadeira entre amigos é chamá-los para uma degustação com notas e às cegas. Quem acertar mais , pode levar um prêmio: uma caixa da bebida. Ganha quem acertar mais tipos de cervejas ou marcas.

Inicie cobrindo os rótulos com papel aluminío, o que é chamado de degustação às cegas.

Escolha uma variedade de estilos, tipo: pilsen, trigo, pale ale, trappistas, etc; ou eleja variações diferentes de um mesmo tema, por exemplo, uma variedade de IPAs

Utilize taças grandes de vinho que ajudam a concentrar o aroma. Deixe água e batata frita sequinha para depurar o paladar entre uma taça e outra.

  1. Servir: Use um copo limpo, de boca mais fechada, para cada degustação. Incline o copo a 45, ° aprumando-o quando quase cheio para ver a formação do colarinho
Incline a tala a 45° para formação do colarinho

2) Aparência – Olhe para a cerveja . Ela deve ser cristalina, apresentando apenas pequenas bolhas. Avalie e cor e a condição: ela dança e brilha no copo? Ao bebê-la eleadeve deixar um rastro no copo. A cerveja “cansada” é pesada e fosca.

Aparência e aroma

3) Aroma: Rodopie o copo para ajudar a liberar os aromas. Entre os aromas maltados estão cereal, os grãos de café, as frutas secas, ovomaltine, chocolates e caramelos. O lúpulo produz notas frutadas , aromatizadas, perfumadas e condimentadas, resinadas, apimentadas, cítricas, herbáceas e florais.

4) Sabor: Deguste a cerveja. A língua detecta o doce na ponta, salgados e azedos nas laterias e amargor no fundo. Algumas cervejas são carregadas de sabores frutados; enquanto outras, principalmente as porters e stouts mais escuras, produzem sabor de café torrado caramelo e chocolate. Qual é a sensação da cerveja na boca: suave, leve, granulosa, ácida ( lambics) oleosas, etc?

O malte e o lúpulo devem trabalhar juntos. Os degustadores de vinho cospem, mas os cervejeiros devem emgolir o líquido para que no filnal seje notado o amargor do lúpulo ou a maciez do malte. O final pode ser longo e prolongado ou curto e abrupto.

Gosto e retrogosto

5) Avaliação: Repare bos principais aspectos da cerveja – aparência, aroma, gosto e retrogosto (final).Preencha sua tabela e veja quem acertou mais.

Preencham suas tabelas
Blimabracher @blimabracher #blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Ouro Preto é polo de Mini Handebol

Imagem: Divugação Secretaria de Esportes de Ouro Preto Em um momento histórico para Ouro Preto,…

28 de março de 2024

Confira a programação da Semana Santa em Ouro Preto

*Semana Santa em Ouro Preto: saiba o que fazer no feriado* _Independente da localidade ou…

27 de março de 2024

Funcionamento dos Museus de Ouro Preto na Semana Santa

*Confira o horário de funcionamento dos museus de Ouro Preto durante a Semana Santa 2024*…

26 de março de 2024

Vanessa Gerbelli e Breno Pizzorno na Casa da Ópera

Casa da Ópera recebe a apresentação "OFF BROADWAY" Data: 30/03/2024 à 30/03/2024 Local: Casa da…

26 de março de 2024

Pequenas causas? Saiba como recorrer à Assistência Judiciária em Ouro Preto

Está passando por um divórcio, precisa estabelecer os direitos de visitas e ações de guarda…

26 de março de 2024

Seja Assistente Administrativo da Prefeitura de Ouro Preto

Os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) São Cristóvão e Padre Faria…

25 de março de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!