Gastronomia

Esqueça a casquinha: novas tendências para sorvetes

Apesar dos consumidores continuarem a desfrutar de sorvete com sabores tradicionais, a cultura alimentar tem se tornado mais diversificada, pois os paladares têm evoluído e os consumidores estão em busca de sabores novos e únicos.

De acordo com o portal O Globo, só no Brasil, mais de 11 mil empresas se dedicam a esse mercado que fatura R$14 bilhões anualmente. Por ser um mercado grande, os consumidores desejam ser surpreendidos e desafiados por sabores que despertam sua curiosidade e os transportem para novas dimensões gustativas.

Tendências para 2024

Com o consumidor mais exigente, no que diz respeito aos novos sabores, algumas tendências podem ser positivas na hora da produção. Aqui destacamos algumas opções que estão ganhando popularidade entre os consumidores:

Sorvetes veganos e à base de plantas: Com o aumento da conscientização ambiental e saúde, sorvetes feitos à base de leite de amêndoas, coco, soja e outros vegetais estão conquistando o mercado. Mesmo que ainda seja um nicho pequeno, ele deve passar por um crescimento de 12,8% até 2032.
Sabores exóticos: A busca por experiências únicas tem levado à criação de sorvetes com sabores inovadores, como abacate com limão, lavanda com mel, chá verde com gengibre, gorgonzola e queijo brie, entre outros.
Sorvetes funcionais: Com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, sorvetes enriquecidos com ingredientes funcionais, como probióticos, colágeno, e superalimentos como açaí e matcha, estão se tornando populares.
Sorvetes saudáveis: Com o aumento da preocupação com a saúde e o controle do consumo de açúcar, os consumidores estão buscando opções de sorvete com baixo teor de açúcar e ingredientes naturais, como por exemplo, ora-pro-nóbis, estudado no artigo “Brazilian Journal of Food Technology“.Food Connection

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira a Agenda Cultural de Ouro Preto

🤩 *AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* 🤩 Olá! Chegou a sua *agenda…

27 de abril de 2024

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante, crônica por Blima Bracher

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!