Em Ouro Preto

Ações de preservação da Mata Atlântica em Ouro Preto

Imagem: Bernardo Marotta
Em parceria com o Instituto Estadual de Florestas, a Prefeitura de Ouro Preto buscou, por meio dos relatos da sociedade ouro-pretana, respostas que evidenciam os desafios enfrentados pela região, destacando os vetores do desmatamento e degradação do município. Esse tema foi debatido nas oficinas participativas do Plano Municipal da Mata Atlântica, encerradas no dia 9 de março, após cinco dias produtivos, com múltiplos diálogos com a comunidade, imersos na preservação e recuperação de um dos principais biomas do Brasil. De acordo com dados do Map Biomas, a Mata Atlântica, em Ouro Preto, abrange uma área de 81.838 hectares, representando 65% do território total do município.

Através do Plano Municipal da Mata Atlântica, foi possível ter como resultado a elaboração de um mapeamento de ações, planos e políticas públicas municipais para a conservação da biodiversidade em cada território de Ouro Preto. A representante do IEF, Janaína Mendonça, afirmou que, com o este Plano, foi possível “reconhecer os remanescentes de florestas e também as áreas que são importantes para o município”.

A moradora do distrito de Antônio Pereira, Pamela Cristina, declarou que compreendeu melhor a importância da mata atlântica da região. “A mata atlântica desempenha um papel crucial para a região e compreender sua importância, por meio dessa oficina, foi fundamental para que eu e outros moradores possamos lutar pela proteção dessa riqueza natural”, disse Pamela.

Além disso, o Diretor de Qualidade Ambiental, Pedro Lisboa, evidenciou que no período de 2013 a 2022, a Mata Atlântica, em Ouro Preto, apresentou uma perda expressiva de 1.350 hectares e foi observado um aumento em sua fragmentação o que resulta, por exemplo, na perda de habitat e diminuição da biodiversidade.

Já a analista ambiental e empresária social, do distrito de Engenheiro Corrêa, Fabiana Braz, ressaltou a preocupação com a fauna da região. Devido ao desmatamento e ao aquecimento global, muitas espécies encontram-se em extinção. Ela concluiu seu depoimento pedindo a preservação dessas áreas remanescentes, enfatizando a necessidade de protegê-las para as futuras gerações. “Gostaria de pedir mesmo a preservação. Temos muitas matas remanescentes, que parecem intocáveis. Faço parte desta região, há 20 anos, e essa área é muito especial. Devemos protegê-la para as nossas futuras gerações”, disse Fabiana Braz.

Seguindo essa mesma lógica, outra meta fundamental do Plano, discutida nas reuniões, foi a identificação de estratégias que visam à proteção das unidades de conservação do município. O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, destacou a importância das 12 unidades de conservação existentes no Município e sua relevância para a preservação dos recursos naturais e para os serviços ecossistêmicos.

A moradora da Mata dos Palmitos e presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ouro Preto e região (COOPAFOR), Geralda Aparecida, falou da relevância da Mata Atlântica em agregar valores às comunidades locais. “Ela é fundamental para agregar valores em nossas comunidades, para sabermos quem somos e onde estamos”, afirmou Geralda Aparecida.

Com a participação ativa e o envolvimento da população, foi possível traçar, de forma objetiva e simbólica, um Plano Municipal representativo e rico em detalhes de cada espaço contemplado. Isso fortalece o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade, desenvolvimento ambiental e o bem-estar das gerações presentes e futuras.

Texto: Bernardo Marotta / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!