Eventos

Bordadeiras de Ouro Preto levam patrimônio imaterial para BH

Na foto de divulgação, as bordadeiras: Cecília Tropia e Benícia Ponciano. As bordadeiras ouro-pretanas levam o ofício, reconhecido como patrimônio imaterial de Ouro Preto, para a Semana do Artesão em Belo Horizonte.
As obras de Benicia Ponciano e Cecília Trópia estarão na exposição “São José – O Artesão”, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a partir do dia 19, dentro da programação da 7ª Semana do Artesão Mineiro. O ofício de bordadeiras e rendeiras de Ouro Preto é reconhecido como patrimônio imaterial do município. A artesã Benicia Ponciano disse que a exposição, para ela e Cecília Trópia, é uma oportunidade de mostrar seus trabalhos: ”Não vou nem dizer a nossa arte, mas aquela parte do artesanato que a gente é mais especialista”, relata Ponciano.
As artesãs levarão para a exposição peça única que produziram inspiradas no tema São José Artesão: “Conseguimos uma estampa que tem o São José com um serrote, o Cristo com um martelo e um formão e a Nossa Senhora fazendo um trabalho de fiação”, disse Benícia. A artesãs fazem parte da ASA – Associação de Senhoras Artesãs, “que prioriza a produção de artesanato em tecido, valorizando sempre a arte têxtil”, lembrou Benícia.

A peça de Benícia e Cecília que foi selecionada para a exposição é única e pode ser vista entre os dias 19 e 31 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Benícia Ponciano disse que a ASA ainda não tem um ponto fixo para mostrar e comercializar a produção da arte têxtil e defende que os produtos sejam divulgados para que turistas e outras pessoas, em local situado no centro histórico e tenham acesso às peças produzidas por artesãos de Ouro Preto. Ressaltou que a Associação tem oportunidade de participar de algumas exposições de artesanato em prédios históricos de Ouro Preto, que ocorrem em períodos pontuais.

Texto: Názia Pereira / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!