Eventos

“Universidade da Cavalhada:” Ouro Preto mantem tradição

Imagem: Peterson Bruschi
A Prefeitura de Ouro Preto lançou, na última terça-feira, 7 de novembro, o programa “Universidade da Cavalhada”, no distrito de Amarantina.

A ação, que é inédita no Brasil, busca impulsionar e diversificar a economia no distrito valorizando a tradição, considerada umas das mais antigas da região. Os trabalhos acontecerão por meio de ações e projetos voltados ao potencial econômico criativo, trabalhando novas frentes de atração cultural, turística e econômica para o distrito.

A festa da Cavalhada em Amarantina tem origem europeia e acontece há pelo menos dois séculos, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Ouro Preto, e se destaca pela tradição e manifestações religiosas. Além de valorizar e fortalecer os laços de amizade e parentesco que contribuem para a construção dessa história, com a participação de toda comunidade para a realização da festa do Padroeiro do distrito, São Gonçalo.

O programa será administrado, nesse primeiro momento, pela Associação de Cavaleiros Mestre Nico, pela Prefeitura e pelo Instituto Território Criativo, e foi desenvolvido a partir de três eixos: o informativo, cultural e de infraestrutura e logística.

O primeiro eixo trará conhecimentos tradicionais por meio de cursos e oficinas sobre educação patrimonial, além de melhoramento dos produtos e serviços locais. O segundo eixo está direcionado para o calendário dos eventos e visa otimizar o uso da Praça da Cavalhada nas diferentes ações durante todo o ano. Já o terceiro eixo diz respeito às melhorias voltadas ao aprimoramento no atendimento e recepção a turísticas, além de uma estruturação ao ambiente urbano e ao bem estar dos moradores locais.

O evento reuniu representantes de empresas, do poder público, da comunidade e do terceiro setor, atraindo uma rede de parceiros para a realização do programa.

Texto e revisão: Vanência Magela

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!