Eventos

Exposição aborda a redescoberta das cidades históricas pelos modernistas

É com grande alegria que inauguramos mais uma exposição que integra a programação oficial em celebração às festividades da Semana Santa em Ouro Preto no dia 21 de março de 2024 (quinta), às 19:00h, na Casa de Gonzaga.

“A viagem da redescoberta: os modernistas nas cidades históricas de Minas” celebra os 100 anos (1924-2024) da visita dos modernistas às cidades históricas de Minas.

Na Semana Santa de 1924, após passar por Belo Horizonte, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, o poeta francês Blaise Cendrars, entre outros, decidem conhecer as cidades históricas de Minas, principalmente Ouro Preto. Foi uma redescoberta do Brasil, em termos históricos e estéticos. Era a inspiração que faltava para toda a produção artística que viria a seguir, em livros e pinturas. Era como se o Movimento Modernista esperasse por um Brasil genuíno, profundo, original para concretizar suas propostas.

A exposição será realizada pelo Instituto Peck Pinheiro, na Casa de Gonzaga, e trará 18 livros e revistas originais, em primeira edição, relacionados aos ilustres visitantes de 1924. Estarão lá, entre outros, as primeiras edições de Paulicéia desvairada, Macunaíma, Clã do Jabuti, Pau-Brasil, Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade, Feuille de Route, de Cendrars, além de exemplares das revistas modernistas Klaxon e da Verde, do grupo modernista de Cataguases.
Diversos com ilustrações de Tarsila e outros autografados.

A Coordenação de Exposição é assinada pela Profa. Dra. Priscilla Arigoni Coelho (DEMUL/UFOP) e o Museólogo Ygor Martins Fortes, o Projeto Expografico e o Desing Gráfico foi idealizado pelo aluno de Museologia Paulo Henrique Gomes Libano e o Programa Educativo pelo Museólogo Jackson dos Santos que conta com equipe de 11 alunos do Curso de Museologia como mediadores para grupos escolares da região.

O Instituto Peck Pinheiro foi criado para incentivar o amor à leitura e à preservação de grandes obras de nossa literatura. Irá criar e gerir o Museu da Literatura Brasileira em Ouro Preto, em 2025, um museu inédito no Brasil.
.
.
.
#semanasanta
#semanasantaouropreto
#prefeituradeouropreto
#modernistas
#museologiaufop

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!