Blima Bracher

“Universidade da Cavalhada:” Ouro Preto mantem tradição

Imagem: Peterson Bruschi
A Prefeitura de Ouro Preto lançou, na última terça-feira, 7 de novembro, o programa “Universidade da Cavalhada”, no distrito de Amarantina.

A ação, que é inédita no Brasil, busca impulsionar e diversificar a economia no distrito valorizando a tradição, considerada umas das mais antigas da região. Os trabalhos acontecerão por meio de ações e projetos voltados ao potencial econômico criativo, trabalhando novas frentes de atração cultural, turística e econômica para o distrito.

A festa da Cavalhada em Amarantina tem origem europeia e acontece há pelo menos dois séculos, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Ouro Preto, e se destaca pela tradição e manifestações religiosas. Além de valorizar e fortalecer os laços de amizade e parentesco que contribuem para a construção dessa história, com a participação de toda comunidade para a realização da festa do Padroeiro do distrito, São Gonçalo.

O programa será administrado, nesse primeiro momento, pela Associação de Cavaleiros Mestre Nico, pela Prefeitura e pelo Instituto Território Criativo, e foi desenvolvido a partir de três eixos: o informativo, cultural e de infraestrutura e logística.

O primeiro eixo trará conhecimentos tradicionais por meio de cursos e oficinas sobre educação patrimonial, além de melhoramento dos produtos e serviços locais. O segundo eixo está direcionado para o calendário dos eventos e visa otimizar o uso da Praça da Cavalhada nas diferentes ações durante todo o ano. Já o terceiro eixo diz respeito às melhorias voltadas ao aprimoramento no atendimento e recepção a turísticas, além de uma estruturação ao ambiente urbano e ao bem estar dos moradores locais.

O evento reuniu representantes de empresas, do poder público, da comunidade e do terceiro setor, atraindo uma rede de parceiros para a realização do programa.

Texto e revisão: Vanência Magela

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments