Gastronomia

Laiza Machado: mineira comanda maior e mais premiada destilaria de Gin do Brasil

A empresária Laiza Machado (foto em destaque) é a primeira mulher à frente de uma destilaria exclusiva para gin no Brasil e aposta em ingredientes importados e o toque mineiro do ouro-pro-nobis em suas receitas.

Minas Gerais é sede de uma das maiores destilarias de gin do Brasil. A Don Luchesi chega com proposta de investir em bebidas que resgatam a mineiridade. A fábrica está sob o comando de uma mulher, a empresária Laiza Machado, que mesmo durante a pandemia da Covid-19 decidiu investir na área, acreditando no potencial gastronômico e no crescimento do consumo do gin no mundo.

A Don Luchesi vai produzir, O’Gin London Dry com 43% de teor alcoólico e o New Nave, com 45%. Outra novidade é o Rose Lemonade, um gin de personalidade e muito sabor. No momento, a fábrica produz 300 a 400 litros da bebida por dia, mas tem capacidade para produzir até 50 mil garrafas por mês.

Segundo a proprietária Laiza Machado, o nome da destilaria é uma homenagem ao sogro, João Majó, o Velho Majó, figura tradicional em Conceição do Mato Dentro (MG). “Sempre foi um sonho do meu marido, Alexandre Luchesi, homenagear o pai. E agora temos essa oportunidade.”

O O’Gin é o resultado da experiência de Laiza e Alexandre, que visitaram oito países – entre os quais Inglaterra, Tailândia, Itália e França – até chegar ao produto final. Para obter este resultado, os empresários combinam várias especiarias, entre as quais zimbro (baga aromática das regiões temperadas), yuzu (limão japonês) e buddha’s hand (fruta cítrica tailandesa).

O Mercado em crescimento

“É a bebida mais consumida no mundo, até mesmo ultrapassando o uísque. Costumo dizer que é uma bebida ‘limpa’, sem glúten, que pode ser servida em copos maravilhosos, servidos entre amigos, na balada ou individualmente”, explica Laiza.

A Don Luchesi

A destilaria Don Luchesi está localizada no Bairro Jardim Ipê, em um galpão onde se concentra o laboratório para a elaboração do O’Gin, seguindo todas as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e os padrões internacionais de fabricação.

O investimento – de R$ 2 milhões – inclui a compra de dois alambiques, três tanques de descanso, maquinário industrial para lavagem e sanitização do material, máquina de envase automática, utensílios específicos para a bebida (copos e garrafas confeccionados em outros países) e funcionários qualificados.

Em breve o galpão também será um espaço para degustação da bebida, além da abertura para visitas guiadas. “Os frequentadores poderão conhecer os processos de fabricação desde a elaboração do gin e suas diversas etapas até a experimentação da bebida.

Mulheres no comando

Embora a população brasileira seja composta por 51,8% de mulheres e 48,2% de homens, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD/2019), elas ainda têm um longo caminho a percorrer quando o assunto é liderança feminina, já que apenas 38% das mulheres ocupam cargos de chefia no Brasil (IBGE/2018) e 10% participam de comitês executivos de grandes empresas.

À frente da destilaria Don Luchesi, Laiza Machado é a primeira mulher a frente de uma destilaria exclusiva para gin no Brasil e aponta características pessoais que contribuem para que ela se desponte no mercado de trabalho. “Sou determinada e estudei bastante para entrar nesse negócio.”

A expectativa da empresária é, em breve, ampliar a gama de produtos para a oferta de chás especiais (blends), servidos em saquinhos piramidais biodegradáveis. O E-commerce já foi inaugurado www.donluchesi.com.br.

O’Gin acaba de ganhar prêmios de destaque internacional levando a mineiridade do ora-pro-nóbis para a mundo

A Destilaria Don Luchesi recebe reconhecimento internacional e se torna um dos gins brasileiros mais premiados em 2021. Já são nove condecorações na Europa, Estados Unidos e Brasil

Os clientes foram os primeiros a reconhecer a qualidade do produto. Depois vieram os prêmios nacionais e internacionais para confirmar e mostrar ao mundo a nossa qualidade e excelência. Hoje, o reconhecimento reforça a qualidade do O’Gin e posiciona a Destilaria Don Luchesi no patamar das maiores do mundo. São milhares de pedidos entregues através do e-commerce em todos os cantos do Brasil. São 9 prêmios em concursos reconhecidos nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil.

Veja a relação dos prêmios conquistados pelo O’Gin London Dry:

  • Expocachaça (medalha de Prata) – Brasil – 2020
  • Top gins (medalha de Ouro) – Brasil – 2020
  • The Spirits Business (Medalha Gold) – Londres – 2021
  • Denver International Spirits Competition – EUA – (Gold) – 2021
  • ISC – International Spirits Challenger (Medalha Silver) – 2021
  • London Spirits competition – LSC (Medalha Silver) – Londres – 2021
  • San Francisco World Spirits Competition SFSC – EUA (Medalha Gold) 2021
  • SIP Award – San Francisco – EUA (Medalha Platinum) – 2021
  • New York Spirits Competiotion – EUA (Medalha de Bronze – 2021
Prêmios internacionais

O prêmio o SIP Awards 2021 – EUA – Categoria Platinum, recebido dia 11 de maio, é o único no qual o grupo de jurados é também consumidor regular da bebida. Eles escolhem às cegas as marcas para receber a importante condecoração. O O’Gin London Dry ganhou destaque na categoria Platinum por representar uma classe distinta que alcançou notas excepcionais dos juízes consumidores.

Os prêmios são o reconhecimento do minucioso trabalho que a destilaria vem praticando há pouco mais de um ano. Já foram investidos mais de R$ 2 milhões em equipamentos e insumos de alto padrão de qualidade. A fábrica, a maior destilaria artesanal de Minas Gerais e uma das mais modernas do Brasil, é gerenciada pela empresária Laiza Machado.

O reconhecimento reforça a qualidade da nossa matéria-prima e o sabor inigualável do O’Gin London Dry, posicionando a Destilaria Don Luchesi como uma das maiores destilarias do mundo. É o primeiro gin brasileiro a receber tantas condecorações em um mesmo ano. Foram sete prêmios só em 2021 e dois em 2020. Totalizando nove premiações, sendo elas nacionais e internacionais.

O’Gin London Dry premiado nos concursos é o primeiro produto lançado pela marca. Composto por 10 botânicos, essa bebida tem notas zimbradas seguidas de cítricas e um leve herbal, que contribuem para a profusão de sabores. Tal combinação dá uma pungência de especiarias. Entre os ingredientes o sabor mineiro ganha destaque. Somos a única receita de gin com ora-pro-nóbis do mundo.

O London Dry é excelente na preparação de drinks modernos e clássicos, combinando frescor e suavidade. Seu teor alcoólico é de 43%. O Gin New Navy, outro produto da empresa, preserva a receita original da Europa. Seu teor alcoólico é de 54%, o maior índice permitido no Brasil. Ele é um gin suave e muito aromático.

Ampliação da fábrica em 2021

A destilaria é hoje uma das maiores do Brasil e está se preparando para inaugurar a nova sede e se tornar a maior fábrica de gin da América Latina. “Queremos ser reconhecidos como o gin artesanal de qualidade do Brasil e, para isso, não vamos medir esforços”, destaca Alexandro Luchesi, diretor comercial da empresa.

O volume de produção, que hoje é 10 mil litros por mês, será de 200 mil litros na nova fábrica. Novos equipamentos de aferição, controle de qualidade e maquinários também vão ajudar a somar forças para que o consumidor receba cada vez mais qualidade em casa.

Lançamentos e criatividade são elementos-chave da marca

Um dos lançamentos mais aguardados é o O’Gin Be Proud, um gin desenvolvido a partir de incansáveis pesquisas e validação com a comunidade LGBTQIA+.

Além desses produtos, está em desenvolvimento o Old Tom Gin, um tipo de bebida mais adocicada e de coloração avermelhada, ainda não fabricada no Brasil. Até outubro, a marca terá em seu portfólio 12 tipos de gins e destilados.

Informações e fotos para divulgação: Alysson Lisboa

www.donluchesi.com.br

alysson@donluchesi.com.br

Com #blimabracher @blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Programação da XXVII Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu

De 19 a 21 de abril, acontece a XXVII Festa Cultural da Goiaba. O evento…

15 de abril de 2024

“O corpo vulnerado” de Maria Angélica Melendi reflete sobre corpo e política na arte latino-americana

O corpo vulnerado, novo livro da intelectual Maria Angélica Melendi, aborda o corpo e a…

15 de abril de 2024

Vila Galé vai produzir vinhos e azeites na unidade Dom Bosco em Ouro Preto

O empresário Felipe Versiani, o prefeito Angelo Oswaldo, o CEO Jorge Almeida e o pintor…

13 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!