Apesar dos consumidores continuarem a desfrutar de sorvete com sabores tradicionais, a cultura alimentar tem se tornado mais diversificada, pois os paladares têm evoluído e os consumidores estão em busca de sabores novos e únicos.
De acordo com o portal O Globo, só no Brasil, mais de 11 mil empresas se dedicam a esse mercado que fatura R$14 bilhões anualmente. Por ser um mercado grande, os consumidores desejam ser surpreendidos e desafiados por sabores que despertam sua curiosidade e os transportem para novas dimensões gustativas.
Tendências para 2024
Com o consumidor mais exigente, no que diz respeito aos novos sabores, algumas tendências podem ser positivas na hora da produção. Aqui destacamos algumas opções que estão ganhando popularidade entre os consumidores:
Sorvetes veganos e à base de plantas: Com o aumento da conscientização ambiental e saúde, sorvetes feitos à base de leite de amêndoas, coco, soja e outros vegetais estão conquistando o mercado. Mesmo que ainda seja um nicho pequeno, ele deve passar por um crescimento de 12,8% até 2032.
Sabores exóticos: A busca por experiências únicas tem levado à criação de sorvetes com sabores inovadores, como abacate com limão, lavanda com mel, chá verde com gengibre, gorgonzola e queijo brie, entre outros.
Sorvetes funcionais: Com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, sorvetes enriquecidos com ingredientes funcionais, como probióticos, colágeno, e superalimentos como açaí e matcha, estão se tornando populares.
Sorvetes saudáveis: Com o aumento da preocupação com a saúde e o controle do consumo de açúcar, os consumidores estão buscando opções de sorvete com baixo teor de açúcar e ingredientes naturais, como por exemplo, ora-pro-nóbis, estudado no artigo “Brazilian Journal of Food Technology“.Food Connection
Largo de Coimbra,1880 Imagem: Marc Ferrez Texto: Davi Saporetti Situada no Largo de Coimbra, a…
Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…