Gastronomia

Esqueça a casquinha: novas tendências para sorvetes

Apesar dos consumidores continuarem a desfrutar de sorvete com sabores tradicionais, a cultura alimentar tem se tornado mais diversificada, pois os paladares têm evoluído e os consumidores estão em busca de sabores novos e únicos.

De acordo com o portal O Globo, só no Brasil, mais de 11 mil empresas se dedicam a esse mercado que fatura R$14 bilhões anualmente. Por ser um mercado grande, os consumidores desejam ser surpreendidos e desafiados por sabores que despertam sua curiosidade e os transportem para novas dimensões gustativas.

Tendências para 2024

Com o consumidor mais exigente, no que diz respeito aos novos sabores, algumas tendências podem ser positivas na hora da produção. Aqui destacamos algumas opções que estão ganhando popularidade entre os consumidores:

Sorvetes veganos e à base de plantas: Com o aumento da conscientização ambiental e saúde, sorvetes feitos à base de leite de amêndoas, coco, soja e outros vegetais estão conquistando o mercado. Mesmo que ainda seja um nicho pequeno, ele deve passar por um crescimento de 12,8% até 2032.
Sabores exóticos: A busca por experiências únicas tem levado à criação de sorvetes com sabores inovadores, como abacate com limão, lavanda com mel, chá verde com gengibre, gorgonzola e queijo brie, entre outros.
Sorvetes funcionais: Com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, sorvetes enriquecidos com ingredientes funcionais, como probióticos, colágeno, e superalimentos como açaí e matcha, estão se tornando populares.
Sorvetes saudáveis: Com o aumento da preocupação com a saúde e o controle do consumo de açúcar, os consumidores estão buscando opções de sorvete com baixo teor de açúcar e ingredientes naturais, como por exemplo, ora-pro-nóbis, estudado no artigo “Brazilian Journal of Food Technology“.Food Connection

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!