Gastronomia

Black Lager da Cervejaria Ouropretana: parceria com Mina Du Veloso

Uma cerveja de coloração intensa, com notas aromáticas maltadas e com sabor de história. Baseada nas origens da cidade que carrega em seu nome, a Cervejaria Ouropretana apresenta a Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina, uma genuína ode à Mina Du Veloso, que guarda a engenhosidade africana no desbravamento dos morros que circundam Minas Gerais. Pertencente ao estilo cervejeiro Black Lager, é uma cerveja suave e fácil de beber.

A parceria entre a Cervejaria Ouropretana e a Mina Du Veloso, que remonta ao período de exploração do ouro nos séculos XVIII e XIX, colabora para a propagação de parte da história da cidade que costuma não ser contada. Segundo Douglas Aparecido, filósofo, guia e estudioso das questões relacionadas ao período, a proposta central da Mina Du Veloso é apresentar o desenvolvimento de técnicas, práticas e modelos que possibilitaram a mineração do ouro e de outros minérios, pelas mãos dos africanos, que detinham conhecimentos específicos para tal.

Como forma de sublinhar a memória das minas de Ouro Preto, em especial a da Mina Du Veloso, e destacar o legado da participação dos africanos no processo de formação da cidade de Ouro Preto, a Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina será parcialmente maturada nas galerias da mina. “Ao incluir a Mina em uma das etapas de preparo da Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina, reforçaremos o DNA da cidade na cerveja, que, com certeza, funcionará como vitrine para manter viva a história da inteligência africana na construção do Brasil”, destacou Leonardo Tropia, proprietário da Cervejaria. A temperatura interna da Mina Du Veloso é constante, em torno de 18ºC.

Hoje, a Mina Du Veloso, dentre outras do complexo minerário de Ouro Preto, preserva as lembranças do período, colocando-se também como um polo para a ressignificação e valorização da contribuição africana para a cidade. “A Mina virou uma referência como centro de pesquisa, fomentando, inclusive, outras pessoas a pesquisarem”, pontua Aparecido. A parceria com a Cervejaria Ouropretana visa despertar o interesse para as minas na reconceituação desse passado.

A Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina chega ao mercado oferecendo complexidade e suavidade na experiência sensorial. Sua intensidade de amargor figura em 19,5 na escala IBU, o que confere uma presença sutil, mas notável, do lúpulo na percepção de sabor. Com 4,5% de teor alcoólico, a Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina apresenta um perfil aromático predominante maltado, com aspectos de leveza e nuances herbais.

Ficha técnica

Aroma: Notas do lúpulo herbal, balanceada com um perfil de tostado vindo dos maltes especiais.

Aparência: Coloração escura intensa, com uma espuma levemente caramelo.

Sabor: Possui leveza e picância no começo, revelando rapidamente uma nota sutilmente adocicada do malte e o caráter torrado. Uma prazerosa nota de lúpulo ao final te convida ao próximo gole.

Sensação na boca: Sabor suave, com corpo seco e leve. Fácil de beber.

IBU: 19,5

Teor alcoólico: 4,5%

Ouropretana

A Cervejaria Ouropretana nasceu em 2011, na cidade de Ouro Preto/MG, com o objetivo de propiciar experiências gastronômicas que possibilitem ao consumidor vivenciar o momento de ascensão da cerveja no Brasil. Os produtos artesanais da Cervejaria Ouropretana são resultado de um comprometimento com a qualidade da cerveja, independente de tempo e de custos com matéria-prima.

A Cervejaria Ouropretana produz dez estilos de cervejas em sua linha fixa, em garrafa e em chopp: Golden Lager, English Pale Ale, Weissbier, Amburana Brown Porter, Ginger IPA, Café Lager, IPA Maracujá, Cafetelier Imperial Stout, Amber Lager, Witbier, Mascavo Belgian Blonde, American IPA e, agora, a Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina.

Em 2020, instala, em sua fábrica, no distrito de Cachoeira do Campo, a Destilaria Ouropretana. O primeiro produto lançado é o Ouropretana London Dry Gin, seguido pelo Ouropretana Old Tom Gin Herbal. O Ouropretana Gin Tônica, em lata, utiliza o Ouropretana London Dry Gin como base, com adição de casca do quinino, limão siciliano e dos botânicos utilizados no gin. O Ouropretana Whisky Amburana Brown Porter e a Ouropretana Weiss Vodkacompletam a família de destilados.

Fotos Leo Homssi e texto Converso Comunicação

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Clube XV de novembro completa 100 anos em Ouro Preto

Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…

15 de novembro de 2024

Ouro Preto promove ações no mês da Consciência Negra

De 14 a 30 de Novembro, haverá exposição, mostra cinematográfica independente, música, poesia e lançamento…

14 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!