Eventos

Novembro Negro move Ouro Preto

Apresentações, festas e exposições marcam o mês da consciência negra em Ouro Preto

Uma festa assim só poderia ser “coisa de preto”. Expressão que diversas vezes é usada com cunho racista, ganha nova visão em ações como o novembro negro que tem por objetivo ressignificar, não apenas essas falas carregadas de distorções históricas, mas sim dar um novo significado na vida e trajetória das pessoas pretas em nosso país.

O mês da consciência negra em Ouro Preto foi marcado por apresentações, festas, lives e exposições que aconteceram nos dias 20 e 21 de novembro. As manifestações afro-culturais como os grupos de congado, folias, pastorinhas e danças de fita são símbolos de resistência e ancestralidade vivas no Município. Elas receberam um repasse financeiro no valor de R$ 100 mil reais por meio da Comissão Ouro-pretana de Folclore, com o intuito de manter e valorizar essas expressões artísticas.

A secretária de Turismo Margareth Monteiro destacou o repasse como uma forma de valorização cultural. “É uma data muito importante para a cidade, neste dia estamos valorizando a cultura de Ouro Preto. Esse recurso irá fomentar as ações e suprimir um pouco das dificuldades causadas pela pandemia. Queremos uma retomada com toda força e energia, para que em 2022 seja reverenciada ainda mais a cultura do povo ouro-pretano.”

O diretor da Escola Samba Preto Diego Fernandez e um dos responsáveis pelo evento “Samba Preto: Em Consciência Negra” falou sobre a relevância do dia. “A intenção foi valorizar as tradições ancestrais, culturais e religiosas da região estimulando a reflexão acerca do combate ao racismo. Nossa escola de música está caminhando para fazer sete anos de história e essa semana da consciência negra começou com grandes conquistas. Vamos receber a comenda do Chico Rei, fechamos uma parceria com o Museu da Inconfidência e também com os Rosários, grupo de dança da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Essas conexões nos darão a chance de participar, no ano de 2022, de eventos internacionais na Itália e França, apresentando as tradições artísticas da nossa cidade”.

Neste ano, as ações foram feitas no formato híbrido, com a realização de lives que uniram temas raciais com educação e eventos presenciais com capacidade reduzida, por conta da pandemia de Covid-19. Essa retomada gradual do público e a importância do dia foram os pontos citados por Thiago Antônio, quilombola e um dos integrantes do grupo Arturos Filhos de Zambi, que fez uma apresentação cheia de cor e emoção, no sábado (20), na Casa de Cultura Negra, no Alto da Cruz. “Hoje é um dia de resistência para o povo preto, é um dia que comemoramos nossa consciência e ao mesmo tempo lembrando a morte de Zumbi em batalha. Nessa retomada do público precisamos trabalhar muito, foram praticamente dois anos parados que serviram também como reflexão para todos nós”.

A data, que é sinônimo de festa e resistência, faz referência à morte de Zumbi, líder quilombola brasileiro, que foi o último comandante de um dos maiores quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Essa luta cotidiana pela vida aparece na fala de Kedison Guimarães, diretor de Promoção da Igualdade Social. “Hoje é um grande dia para a nossa população, 20 de novembro, relembra a morte do grande líder Zumbi, grande herói brasileiro, que lutou pela igualdade de um povo. Em nossa cidade temos o herói Chico-Rei, e por todo Brasil, as Dandaras, Chicos, Chicas e diversos Zumbis dos Palmares. Comemorar o dia de hoje é manter firme o propósito em pautas como as de ação afirmativa e de políticas públicas para nossa população preta”.

A vice-prefeita Regina Braga falou sobre a relação dos povos pretos com Ouro Preto, principalmente em sua construção cultural. “Esse povo que construiu a nossa cidade, devemos muito a eles, toda essa nossa tradição, arte e alegria. É um dia sim de homenagens, mas também de reflexão, continuando a nossa luta contra todo tipo de preconceito, desigualdade e violência. Salve nosso povo negro e nossos líderes negros, foi linda essa festa”.

O que é o dia da Consciência Negra?

A data nasce em 1978 quando ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) se reúnem em Salvador e firmam um acordo, que no dia da morte de Zumbi, dia 20 de novembro, seria celebrado o dia da Consciência Negra. Com objetivo de usar a data como lembrança da luta de negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época. Em 2003, o dia foi instituído na legislação, por meio da Lei nº 10.639, definindo o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente obrigatório no currículo das escolas brasileiras. Já no ano de 2011, a Lei nº 12.519 oficializou a data como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Programação da XXVII Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu

De 19 a 21 de abril, acontece a XXVII Festa Cultural da Goiaba. O evento…

15 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!