Eventos

Como fica o Carnaval estudantil em Ouro Preto?

  • Com a determinação do Ministério Público de Minas Gerais de proibir festas, bailes, baladas, blocos ou quaisquer outro tipo de aglomeração com finalidade festiva durante o Carnaval 2021 , o jeito vai ser se contentar com lives em casa e chamadas de vídeos com os amigos para encontros virtuais. Tá valendo maquiagem e animação, mas só em casa e com pouca gente. Mesmo assim se recomenda o uso de máscaras. A restrição do número de pessoas é fundamental. Muota gente deve usar as redes sociais para mostrar fantasias e looks festivos. Leiam o que o MP de Minas recomendou ao prefeito de Ouro Preto, cidade tradicional de blocos e bandas estudantis no Carnaval: ” O Ministério Público RECOMENDA ao ‘Senhor Prefeito Municipal de Ouro Preto e ao Senhor Secretário Municipal de Saúde de Ouro Preto, que, no âmbito de abrangência de suas atribuições, procedam à adoção das medidas administrativas abaixo elencadas, dentre outras, EM CARÁTER DE URGÊNCIA, dada a premência que o caso inspira:
  1. Indefiram, suspendam, cassem ou cancelem autorizações ou alvarás sanitários para eventos e atividades públicas e privadas de cultura, teatro, cinema, shows, festas, festivais, boates, casas de show, bares, e similares, enquanto tais eventos estejam proibidos de acordo com as determinações do Programa “Minas Consciente”, em especial durante o feriado de Carnaval deste ano, levando-se em conta o interesse da saúde pública a fim de controlar a pandemia do novo Coronavírus (2()19-nCOV);

  • Intensifiquem as ações de polícia sanitária e adotem as. medidas administrativas necessárias (por exemplo, a inspeção, fiscalização e interdição cautelar de estabelecimento, ambiente ou serviço sujeitos ao controle sanitário, assim como a lavratura de autos, expedição de notificações e aplicação de penalidades, conforme art. 24 do Código de Saúde de Minas Gerais) para suspender eventos oficiais ou clandestinos que venham a ocorrer- no I território municipal;
  • Determinem a realização de diligência nos bares, restaurantes e repúblicas estudantis da cidade, bem como cachoeiras (em especial no Distrito de Lavras Novas e no Parque das Andorinhas) e outros locais de possível aglomerações no Município, visando promover as medidas de • polícia. sanitária necessárias para a fiscalização e eventual suspensão das atividades, caso em desacordo com as normas sanitárias.

Sugere-se que, caso necessário, seja solicitado ‘apoio. à Polícia Militar de Minas Gerais para a garantia da execução das medidas de polícia sanitária de competência das autoridades municipais. Para tanto, desde logo, o Ministério Público se coloca à disposição do diálogo interinstitucional.

RECOMENDAM, ainda, à DD. Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto que tome conhecimento da presente recomendação e também fiscalize a utilização dos imóveis públicos durante o feriado, orientando os estudantes e adotando as providências administrativas necessárias.

Por fim, diante da vigência do Decreto Municipal 5711/2020, o órgão de execução de defesa do patrimônio cultural deixa de propor termo de. ajustamento de conduta para fixar as diretrizes do carnaval de Ouro Preto, em: cumprimento ao que restou determinado na ação civil pública. Considerando a decretação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus (2019-nCOV),.

@blimabracher BlimaBracher Blima Bracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira a Agenda Cultural de Ouro Preto

🤩 *AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* 🤩 Olá! Chegou a sua *agenda…

27 de abril de 2024

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante, crônica por Blima Bracher

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!