Crônicas

Versailles: Homem da Máscara de Ferro e fatos

Se você assistiu à Série Vikings, com certeza deve ter tido certa identificação com o personagem de Athelstan ( George Bladgen), um monge saxão, capturado por Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) , um pagão. Athelstan passa a vida se questionando entre o que é o sentido espiritual da vida: se o encontra no Paganismo ou no Cristianismo. Apesar de ter sido batizado como Cristão, Athelstan ganha o bracelete viking, um merecimento dado aos guerreiros pagãos e cai nas graças de Ragnar.

Mas, você deve estar se perguntando, o que Athelstan tem em comum com Versailles? A resposta está no ator George Bladgen. É ele o personagem principal, o Rei Luís XIV, ou Louis XIV, também chamado o Rei Sol. Nascido em Saint- Germain, na França, no ano de 1638 e morto em 1715 em Versailles, o reinado do Rei Sol foi o mais longo da história da humanidade. Então vamos a dez questões curiosas sobre a Série Versailles e seus desdobramentos históricos.

  • A primeira questão é justamente essa, o tempo de reinado do Rei Sol. Luís XIV reinou por 72 anos, sendo o governante que mais ficou no poder na história da humanidade. Isso se deve a ele ter assumido o trono aos cinco anos de idade, depois da morte do pai, Luís XIII
  • Luís XIV, queria ser lembrado como o maior governante de todos. Por isso, dedicou sua vida a construir o Palácio de Versailles. A Sala de Espelhos tem um jogo de luz que inunda o cômodo , irradiando faíscas capazes de ofuscar os tesouros e obras de arte do Palácio. Para lá, levou toda a nobreza francesa, onde dava constantes festas e cobrava impostos altos de seus convivas. O Palácio tem mais de 700 cômodos, mais de 1200 lareiras, cerca de 70 escadas e 700 hectares com lagos e jardins. até hoje é um dos locais mais visitados da França. Fica há 17 km de Paris.
Sala de Espelhos de Versailles
  • Pode-se dizer que a queda da Bastilha, embora tenha ocorrido em 1789, tenha tido sua semente lançada em Versailles, pois que para construir seu sonho de Palácio, o Rei Sol carregava nos impostos e, de certa forma abandonou Paris, que já passava por pestes e pobreza.
  • Outro fato que começou a irritar os franceses foi certa perseguição ao Protestantismo, que lançava suas raízes na Europa. Como Católico, Luís XIV perseguiu os protestantes, o que deixou a população ainda mais descontente.
  • O irmão de Luís XIV, Filipe De França, conhecido como Duque de Orleãs e, magistralmente, interpretado pelo ator Alexander Vlahos, tendo certa implicância com a tirania do irmão, recebeu dele a incumbência de preparar festas e feiras de moda. Apesar de ter sido casado duas vezes e deixado descendência, o Duque tinha um amante que era ligado a moda e gastronomia, sendo uma espécie de mestre de cerimônias de Versailles. Juntos, o Duque e seu namorado prepararam um manual de etiqueta real, transformando a vida da corte numa verdadeira ópera, com mudança de cores no mobiliário nas estações, regras à mesa, moda palaciana, tendo Paris iniciado aí sua fama mundial de capital do bom gosto, moda, gastronomia e elegância.
Alexander Vlahos, o Duque de Orleãs
  • O apetite sexual de Louis XIV era conhecido, sendo Versailles uma fonte inesgotável de fofocas, com amantes, passagens secretas, troca de olhares, bilhetes, jogatina e até comércio clandestino de drogas.
  • A rainha Maria Teresa de Espanha, primeira esposa de Luís XIV, teria um anão para entretê-la no quarto e teria tido um filho com ele. Ou com um Rei Africano que a teria visitado. Louis XIV era imensamente esperto e diplomático. Enxergava longe. Ao invés de mandar matar seus adversários, os colocava contra a parede, fazia chantagens e saía sempre ganhando.
  • Seu sucessor, Luís XV, era conhecido como o bem -amado e , na verdade , era bisneto de Luís XIV, pois que os descendentes foram morrendo já que o reinado do Rei Sol, seu bisavô foi, como disse o maior da história, durando 72 anos. Luís XV, como seu antecessor, também assumiu o trono com cinco anos e teve como tutor o tio-avô, filho do Duque de Orleãs
  • Luís VXI enfrentou em seu governo a insatisfação máxima dos franceses. Eram os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o que terminou com a queda da Bastilha em 1789. Luís XVI e sua esposa, Maria Antonieta, famosa por seus exageros em vestidos, joias, festas e moda, enquanto a população passava fome, foram guilhotinados.
  • Ainda na época de Luís XIV vivia na Bastilha um homem, cuja identidade é um mistério até hoje. Seus rosto era coberto por uma máscara de ferro. Alguns dizem ( como na Série) que seria o pai de Luís XIV e de seu irmão, Filipe, pois que o pai deles Luís XIII sendo infértil, teria permitido a esposa ter um amante para ter herdeiros. Este amante, pai dos reis bastardos seria o tal homem da máscara de ferro. Há ainda a versão de que se tratava do irmão gêmeo o Luís XIV ( o que é retratado no filme ” O homem da máscara de ferro”, com Leonardo DiCaprio no papel principal.) Há um boato de que o homem fosse filho bastardo de Luís XIV, ou ainda um amante da rainha.
#blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Ouro Preto é polo de Mini Handebol

Imagem: Divugação Secretaria de Esportes de Ouro Preto Em um momento histórico para Ouro Preto,…

28 de março de 2024

Confira a programação da Semana Santa em Ouro Preto

*Semana Santa em Ouro Preto: saiba o que fazer no feriado* _Independente da localidade ou…

27 de março de 2024

Funcionamento dos Museus de Ouro Preto na Semana Santa

*Confira o horário de funcionamento dos museus de Ouro Preto durante a Semana Santa 2024*…

26 de março de 2024

Vanessa Gerbelli e Breno Pizzorno na Casa da Ópera

Casa da Ópera recebe a apresentação "OFF BROADWAY" Data: 30/03/2024 à 30/03/2024 Local: Casa da…

26 de março de 2024

Pequenas causas? Saiba como recorrer à Assistência Judiciária em Ouro Preto

Está passando por um divórcio, precisa estabelecer os direitos de visitas e ações de guarda…

26 de março de 2024

Seja Assistente Administrativo da Prefeitura de Ouro Preto

Os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) São Cristóvão e Padre Faria…

25 de março de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!