Crônicas

Três capítulos de “Lira da Inconfidência”, novo romance de Blima Bracher

Capítulo 1

Vestígio do mensageiro

“Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação de minha” Joaquim
Amasso o pedaço de papel com um chumaço de cabelos pretos e ondulados, caindo do envelope, selado apenas com cera, sem brasão.

“Então é verdade, continua atrevido, mesmo preso aos grilhões, nas masmorras de Portugal, no Rio de Janeiro”, penso eu, tratando de queimar o papel.

No armário, pego meu lenço de seda azul e enrolo o cabelo ainda com cheiro de alecrim e suor.

Procuro por montaria solta ou vestígio do mensageiro. Cavalos sem estribo e arreio, livres pela rua eram sinal de algum carteiro secreto. Vejo o cavalo cinza sob a lua, mas, há essa hora, o encarregado de me entregar a carta já devia ter pulado muro e se recomposto, livrando-se de capa e capuz.

“Espero que esteja longe”.

Fixo meu olhar no espelho. Sou Lira. O ano é 1789, em Vila Rica das Minas Gerais. Tenho 22 anos e estou noiva do neto dinamarquês da madrinha Lilli.

Apesar do casamento próximo, não consigo parar de pensar no Corta-Vento. Ainda mais com o cheiro forte dentro do quarto.

Joaquim tinha agora 42 anos e estava preso numa cela, como bandido, posto a ferros.

Logo ele, que amava a liberdade?

Logo ele, de correr chão batido a pé ou montaria, chispando como o vento às margens do Rio das Mortes?

Logo ele de abrir o Caminho Novo, ao regimento impondo trote?

Logo ele de contar estrelas na Fazenda do Pombal sem jaula para lhe enquadrar visão?

Aqueles cabelos negros cortavam o ar feito navalha, se presos em rabo sob o chapéu de alferes, ou dançavam como ciganos, quando a juba estava solta, nas folgas do regimento.

Costumava botar alecrim atrás da orelha.

− “É para acalmar o coração dos pacientes”.

Lembrava a época de bom boticário, antes da cavalaria, que lhe rendeu a carinhosa alcunha: Tiradentes. E já tentava melhorar a vida dos colonos pobres, restaurando bocas com pedaços de ossos de animais ou lascas de cascos de cavalo. Também extraía tumores e aplacava dores, como as deixadas em seu peito pela portuguesa Maria Gracinda.

Mas isso é coisa pra depois.

“Agora, é preciso ação”, penso respirando em taquicardia.

Capítulo 2

Sob a luz do candeeiro

Era noite de 10 de maio de 1789, quando a porta da casa de Domingos Fernandes da Cruz, no Rio de Janeiro, foi posta abaixo. Leram a ordem de prisão, sob fraca luz de candeeiro. O alferes Joaquim José da Silva Xavier era acusado de alta traição à Maria Francisca Isabel Josefa Antônia Gertrudes Rita Joana de Bragança, Dona Maria I, Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

O alferes foi preso na capitania do Rio, onde se refugiou depois que a insurreição contra a Coroa Portuguesa foi delatada

Uma delação premiada, já que um dos conjurados, o barbacenense Joaquim Silvério dos Reis devia a Portugal e contou sobre a Inconfidência Mineira em troca do perdão de suas dívidas.

O susto inicial da invasão fora tomado por uma calma inesperada naquele corpanzil.

Ao se por de pé, o porte altivo de Joaquim ofuscou os demais na sala, seu cabelo longo e preto, a pele bronzeada pelo sol da montaria, os olhos serenos, como duas azeitonas a serem colhidas, o nariz marcante e a musculatura atlética das maratonas, do alto de seus 1m85 de altura.

Encorpou-se, como se passasse vista em tropa de cavalariços, e disse em alto e bom tom:

−”Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação de minha Pátria”.

E foi levado, puxando o bando, com o sentimento de que entre todos ali era o mais corajoso e puro de coração.

Capítulo 3

A inconfidente Hipólita

O alferes se encontra a ferros já no Rio de Janeiro. A notícia chega à Fazenda da Ponta do Morro, em Prados, onde, muitas vezes, os Inconfidentes se reuniram sob as bênçãos da Hipólita Jacinta Teixeira de Melo.

Filha de portugueses, Hipólita é culta e a mais rica fazendeira dos arredores do Rio das Mortes. Sua residência em Prados era de se apreciar: decorada com peças importadas, tapeçarias e porcelanas. Casou-se aos 33 anos com o coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes e adotou dois filhos.

Um deles, diziam na Vila Rica, seria o filho da irmã caçula de Dona Bárbara Heliodora, mulher de brio, esposa do poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto. O casal era dos mais atuantes no apoio à causa separatista.

O bebê foi batizado Antônio Francisco Teixeira Coelho, que era pra esconder vergonha da gravidez adolescente de Maria da Silveira Bueno. Coitada, ficou falada, mesmo a Hipólita tendo adotado o Antônio. A língua do povo rasgava a moral das moças como punhal em carnes de Julieta.

“Coitados, já devem estar aflitos no arraial de São João del’ Rey” o Alvarenga Peixoto e a Bárbara”.

Pensava eu, já que a notícia da delação se espalhou como tempestade nas Minas Gerais.

Destemida e de dar ombros ao falar do povo, Hipólita, em sua casa, fazia reuniões com os descontentes com a Coroa Portuguesa e sua exploração da Colônia tropical.

A verdade é que a relação dos colonos com a Coroa não era das melhores e, principalmente, uma elite mais estudada e com acesso aos movimentos separatistas de França e Estados Unidos estava inspirada e disposta aos ideais de libertação.

No século XVIII, o aumento dos impostos e a política fiscal que exigia mais e mais ouro, deixava a população revoltada. Com Lisboa destruída pelo terremoto de 1755, o Marquês de Pombal, exigia as tripas do Brasil, com sua maldita política “pombalina.”

Vem da Hipólita a opção derradeira da Conjuração Mineira: encorajar o povo das Minas a transformar ferramentas em armas e resistir:

“Dou-vos parte, com certeza, de que se acham presos, no Rio de Janeiro, Joaquim Silvério dos Reis e o alferes Tiradentes, para que sirva ou se ponham em cautela; e quem não é capaz para as coisas, não se meta nelas; e mais vale morrer com honra que viver com desonra”.

Brada a Inconfidente, num último plano, o militar, como pensaram, em derradeiro, os conjurados.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!