Crônicas

Dos Vikings aos Cristãos: a fama da sexta-feira 13

Em várias culturas, o número 13 é sinônimo de má sorte. Desde os Vikings, série exibida pela Netflix, há a crença de que sempre que 13 pessoas se reúnem algo sai errado. O Deus nórdico Odin, cultuado pelos guerreiros dos mares, teria convidado 12 divindades para um banquete, mas Loki, deus da confusão, fogo e discórdia teria ficado de fora. Furioso, reza a lenda que ele teria aparecido no banquete e matado um dos convidados.

A também divindade Viking da fertilidade, Frigga, mulher de Odin teria sido amaldiçoada pelos cristãos como bruxa. Então, todas as sextas-feiras ela e mais onze bruxas saíam junto com Loki amaldiçoando os cristãos.https://www.netflix.com/br/title/70301870

No ocidente, o mito estaria ligado à Última Ceia cristã, onde Jesus reuniu-se com os apóstolos para instituir a eucaristia antes de ser morto. O lugar 13 da mesa teria sido ocupado por Judas Iscariótes, o traidor de Cristo. Soma-se a isso o fato da execução de Cristo ter ocorrido numa sexta-feira.

No Antigo Testamento, Adão e Eva teriam sucumbido ao pecado numa sexta-feira e Caim teria matado o irmão Abel numa sexta também. No livro do Apocalipse o número 13 seria o algaritmo da discórdia e confusão, ligado ao anticristo.

Historicamente, a sexta-feira 13 também teria causado estragos. Ameaçado pelo crescente poder da Igreja na França, o rei Felipe IV teria tentado se juntar à Ordem dos Templários, mas foi recusado. Irado, o rei francês teria ordenado a perseguição e extinção da Ordem dos Cavaleiros numa sexta-feira 13 de outubro de 1307.

Também os indianos, adeptos do hinduísmo evitam qualquer reunião com o número 13 de convidados.

Também na Mongólia, a temida e sanguinária dinastia dos Khan teria sido iniciada no século XIII, pelo terrível Genghis Khan.

Na numerologia, o número 12 é considerado perfeito e o 13 traria desordem

Existe até um temo para este medo Paraskevidekatriafobia, que vem do grego Paraskevi ( sexta-feira) e Dekatreis ( o número 13).

Muitos místicos evitam o dia. Não passam embaixo de escadas, não quebram espelhos e até evitam se olhar neles. Se um gato preto cruzar seus caminho então…

Muitas pessoas evitam sair de casa neste dia. Há prédios em todo o mundo, cujo andar 13 não existe.

Com a renovação das tradições, atualmente, as pessoas gostam até de brincar com seus medos. Assim como acontece no Halloween, Dia das Bruxas, alguns até levam as superstições para o oposto, associando o dia a muita sorte. Bem… Não custa nada cruzar os dedos. www.uai.com.br

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Programação da XXVII Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu

De 19 a 21 de abril, acontece a XXVII Festa Cultural da Goiaba. O evento…

15 de abril de 2024

“O corpo vulnerado” de Maria Angélica Melendi reflete sobre corpo e política na arte latino-americana

O corpo vulnerado, novo livro da intelectual Maria Angélica Melendi, aborda o corpo e a…

15 de abril de 2024

Vila Galé vai produzir vinhos e azeites na unidade Dom Bosco em Ouro Preto

O empresário Felipe Versiani, o prefeito Angelo Oswaldo, o CEO Jorge Almeida e o pintor…

13 de abril de 2024

Confira a programação da XXVII Festa da Goiaba em São Bartolomeu

Doces, oficinas, shows, congado e muita alegria. Confira nos cards a programação completa da tradicional…

11 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!