Eventos

Ópera na São Francisco de Assis revive Aleijadinho em Ouro Preto

Mais um espetáculo para moradores e turistas em Ouro Preto (MG). Nesta sexta-feira (29) às 20h, será apresentada a “Ópera Aleijadinho”, ao ar livre, no adro da Igreja de São Francisco de Assis, uma das obras-primas do artista.  O evento é aberto ao público.

O espetáculo, inédito, baseia-se em fatos da vida do Mestre Antônio Francisco Lisboa, reconhecido internacionalmente como referência do Barroco Mineiro, cujas obras se encontram em diferentes cidades de Minas: “Ele era contratado por muitas irmandades e associações leigas para os trabalhos de ornamentação dos altares das igrejas, além de ser filho do arquiteto Manoel Francisco Lisboa. Dessa forma, a Ópera Aleijadinho vem de encontro com a preservação da memória da cidade, do povo ouro-pretano”, afirma a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro.

No enredo, além do protagonista, estarão em cena outros personagens reais da história de Minas Gerais, como os poetas Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto e o compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.

A produção artística é da Fundação Clóvis Salgado. A apresentação contará com coro, orquestra e balé do Palácio das Artes, além de projeções na igreja. De acordo com os produtores, o público poderá assistir ao drama da vida do artista, que, entre sofrimentos físicos e outras perdas, criou obras primorosas.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou dez anos em TV como repórter e aprsentadora na Globo e Band Minas. Foi Edutora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

“Cego é quem tem medo de ousar” disse Bracher

A energia de Vracher fluiu nas pinceladas junto a 80 alunos cegos e surdos da…

18 de maio de 2022

Emiliana Marquetti no O Passo Pizza Jazz

Foto reprodução

13 de maio de 2022

PMOP e UFOP: juntas pela defesa do consumidor

Fotos e informações Ascom

12 de maio de 2022

Cachoeira do Campo ganha sede da Aceop

Foto Ascom

12 de maio de 2022

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!