Blima Bracher

Ópera na São Francisco de Assis revive Aleijadinho em Ouro Preto

Ópera gratuita em Ouro Preto

Mais um espetáculo para moradores e turistas em Ouro Preto (MG). Nesta sexta-feira (29) às 20h, será apresentada a “Ópera Aleijadinho”, ao ar livre, no adro da Igreja de São Francisco de Assis, uma das obras-primas do artista.  O evento é aberto ao público.

O espetáculo, inédito, baseia-se em fatos da vida do Mestre Antônio Francisco Lisboa, reconhecido internacionalmente como referência do Barroco Mineiro, cujas obras se encontram em diferentes cidades de Minas: “Ele era contratado por muitas irmandades e associações leigas para os trabalhos de ornamentação dos altares das igrejas, além de ser filho do arquiteto Manoel Francisco Lisboa. Dessa forma, a Ópera Aleijadinho vem de encontro com a preservação da memória da cidade, do povo ouro-pretano”, afirma a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro.

No enredo, além do protagonista, estarão em cena outros personagens reais da história de Minas Gerais, como os poetas Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto e o compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.

A produção artística é da Fundação Clóvis Salgado. A apresentação contará com coro, orquestra e balé do Palácio das Artes, além de projeções na igreja. De acordo com os produtores, o público poderá assistir ao drama da vida do artista, que, entre sofrimentos físicos e outras perdas, criou obras primorosas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments