Blima Bracher

Comida mineira uai: Festival de Culinária do Salto

Imagem: Reprodução

Texto: Patrick de Araújo

Entre os dias 19 e 20 de agosto, o distrito de Santo Antônio do Salto promove a 19ª edição do Festival de Cultura e Culinária Típica. O evento, realizado no distrito desde 2001, é promovido pela Associação de Quituteiras da comunidade, e a nova edição foi lançada oficialmente durante a noite desta quarta-feira, dia 09, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto, a ACEOP. O prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, os secretários Flávio Malta (Cultura e Turismo), Felipe Guerra (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia) e Yuri Assunção (Governo) estiveram presentes na cerimônia.

Durante o lançamento do evento, foi destacado a força do empreendedorismo feminino na comunidade do Salto, pois o festival foi concebido e é organizado pelas moradoras do distrito. Também foi destaque o potencial turístico da localidade, que possui atrativos naturais e patrimônio histórico. “Nós recebemos muito apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura de um modo geral, e a nossa expectativa é receber um grande número de pessoas para conhecer o nosso trabalho, a nossa cultura e a nossa culinária”, afirmou Heloísa Moutinho, uma das coordenadoras do Festival.

Neste ano, a grande novidade do festival é a primeira noite de caldos e tira-gostos que acontece no sábado, dia 19, nas edições anteriores, a festa acontecia somente no domingo. A programação ainda conta com café na fazenda, missa festiva, apresentação de contos e lendas da comunidade, shows musicais, congado, charola, corporações musicais, e o tradicional concurso e apresentação dos melhores pratos do festival.

A Prefeitura convida moradores e turistas para essa festa tradicional de Santo Antônio do Salto que, segundo o prefeito Angelo Oswaldo, é um distrito com “uma das mais belas paisagens de Ouro Preto e de Minas Gerais, mas também com uma cultura fortíssima, singular, daí o Festival de Cultura e Culinária que já está no calendário cultural e turístico de Ouro Preto”.

Angelo também reforçou o convite: “Venham todos participar, ajudem, colaborem, vamos prestigiar esse acontecimento maravilhoso que une a cultura e mostra os sabores e os saberes da mesa do Salto”

A programação completa da festa você confere em: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/evento/463

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments