Eventos

Ouro Preto: há 300 anos, aparições de Nossa Senhora, teriam iniciado a fé na Gruta da Lapa

A Gruta de Nossa Senhora da Lapa fica a 13 km de Mariana e 26 km de Ouro Preto. Segundo narra a história, ela foi descoberta por crianças que presenciaram no local, aparições de Nossa Senhora. Desde então, tornou-se um dos principais destinos religiosos da região. O turismo religioso está em crescimento no Brasil e movimenta milhares de pessoas.

O distrito de Antônio Pereira, a nordeste de Ouro Preto, entre Mariana e Catas Altas, foi fundado pelo bandeirante Antônio Pereira no final do século XVII, início do século XVlll. Em 1722, na gruta no alto de uma montanha que domina a paisagem urbana de Antônio Pereira, teve início a devoção à Nossa Senhora da Conceição da Lapa, originando o Jubileu que atrai milhares de fiéis.

A estrada que liga a sede ao distrito, pela serra de Ouro Preto e serra de Antônio Pereira, com aproximadamente 10 km, tem o nome histórico de estrada da Purificação, por ser passagem de romeiros e peregrinos em busca do Santuário da Lapa.

Este ano, a comunidade católica de Antônio Pereira celebra 300 anos de devoção à Nossa Senhora da Lapa.

A festa, iniciada no domingo, 31 de julho, se encerrará no dia 15 de agosto, dia dedicado à padroeira. Cerca de 30 mil peregrinos são esperados na gruta este ano.

O jubileu começou no dia 31 de julho com a Celebração Eucarística. O ponto alto da festa será no dia 15 de agosto, dia dedicado à padroeira, com uma missa às 11h, presidida por Dom Barroso.

Visando manter a cultura e a devoção, a Prefeitura sancionou em 2021, decretos criando um conselho consultivo para garantir os meios para a preservação e conservação do Monumento Natural Municipal “Gruta da Lapa”. A gestão do espaço é compartilhada pela Prefeitura e pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Arquidiocese de Mariana. Fotos de Ane Souz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Museu Boulieu traz Moska, Garrido, Cia la Mínima e livro sobre Montaigner

Agenda de agosto Museu Boulieu em Ouro Preto

12 de agosto de 2022

X-Terra Ouro Preto neste fds

http://xterrabrasil.com.brOriginada em 1698, a cidade patrimônio cultural da humanidade, Sede da Inconfidência Mineira, e palco…

11 de agosto de 2022

Agenda de shows no jubileu da Conceição da Lapa, em Ouro Preto

Shows marcam 300 anos da Conceição da Lapa em Ouro Preto

9 de agosto de 2022

Gerdau vai revelar bandas e Ivete Sangalo é embaixadora

Gerdau vai revelar novas bandas

9 de agosto de 2022

“Ai como era grande”: homenagem a Jô Soares

Crônica sobre Viva o Gordo e a morte de Jô Soares

5 de agosto de 2022

Ouro Preto: Matriz da Conceição reabre em novembro

Após 9 anos de restauração deve ser reaberto, em novembro, o Santuário de Nossa Senhora…

5 de agosto de 2022

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!