Eventos

Feira: produtores de Cachoeira do Campo em festa

Inaugurada no último sábado, 04, a Feira do Produtor de Cachoeira do Campo e Região oferece mais do que apenas um comércio, mas traz esperança de um futuro mais promissor. Foram expostos produtos alimentícios, artesanatos e houve a apresentação de um grupo de músicos da Sociedade Musical União Social do distrito de Cachoeira. A feira é uma realização da Secretaria de Agropecuária de Ouro Preto.

Neuza Santiago, moradora de Santo Antônio do Leite, disse estar satisfeita com o movimento já no primeiro dia e anseia por mais visibilidade do seu trabalho. “Essa feira vai nos dar crescimento, pois as pessoas precisam escoar o produto delas e essa é uma grande oportunidade”. Neuza trabalha com suas duas filhas em Santo Antônio do Leite produzindo geleia e licores, que são produtos do La Do Pé. Já em Glaura, a agricultora faz doces de leite, os Sabores do Uaimii.

Dona da barraquinha de hortifruti, Lúcia Maia definiu a feira como uma troca de saúde. “Isso é uma coisa fantástica e nos dá oportunidade de colocar produtos de qualidade, familiar, saudável e sem remédios. Trabalho há dois anos com meu marido e nós buscamos nos especializar, inclusive com cursos da EMATER, sempre investindo no conhecimento para aprimorar e cada vez mais trazer um alimento mais saudável”.

Fabrício Gonçalves, secretário de Agropecuária, enfatizou que essa feira era a principal pauta da pasta no plano de governo municipal. “Queríamos a valorização da agricultura familiar, do pequeno produtor e pensar além da propriedade, como a regularização das feiras no Município. O objetivo é, além do mercado, evidenciar as questões culturais dos moradores da zona rural. Tenho certeza que a feira é muito mais do que um espaço de comércio, vai muito além disso”.

Ainda segundo Fabrício, a Secretaria dispõe de técnicos agaricícolas, agrônomos e veterinários que fazem um trabalho conjunto com os produtores, dando todo o suporte profissional, com visitas às propriedades e dicas de melhorias na produção.

A prefeita em exercício Regina Braga agradeceu todo o empenho da equipe da Secretaria de Agropecuária e da EMATER e ressaltou a forte presença das mulheres no meio agrícola. “A Prefeitura está aqui para valorizar e abraçar essa ideia, porque além de comer comidas mais saudáveis, estamos gerando emprego e renda. Essa é a primeira e tenho certeza que será um sucesso. Já temos planos para implementar nos distritos de Santa Rita de Ouro Preto e Antônio Pereira”.

Para participar da feira é preciso ser produtor rural e aguardar a visita da equipe técnica da Secretaria para a testagem do produto. Atualmente são 14 feirantes, com a possibilidade de ampliação, pois, com a inauguração da feira, muitas pessoas se interessarão em participar.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou dez anos em TV como repórter e aprsentadora na Globo e Band Minas. Foi Edutora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

“Cego é quem tem medo de ousar” disse Bracher

A energia de Vracher fluiu nas pinceladas junto a 80 alunos cegos e surdos da…

18 de maio de 2022

Emiliana Marquetti no O Passo Pizza Jazz

Foto reprodução

13 de maio de 2022

PMOP e UFOP: juntas pela defesa do consumidor

Fotos e informações Ascom

12 de maio de 2022

Cachoeira do Campo ganha sede da Aceop

Foto Ascom

12 de maio de 2022

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!