Em Ouro Preto

PMOP prioriza educação

Imagem: Neno Vianna
A Prefeitura de Ouro Preto dá à Educação o lugar que ela merece. De olho na qualidade do ensino, foram realizados investimentos substanciais em todas as 45 unidades de ensino do Município nas mais diversas áreas, desde a compra de materiais permanentes para as escolas até a regularização do calendário acadêmico.

Destaca-se a reforma completa de cinco escolas e duas creches municipais, proporcionando ambientes mais adequados ao aprendizado dos alunos. As escolas municipais Dr. Pedrosa, Inácio de Souza, Monsenhor Rafael, Padre Antônio Pedrosa e Renê Giannetti e as creches municipais Criança Feliz e Naná Sette Câmara foram completamente revitalizadas, garantindo um espaço de qualidade para receber nossos estudantes.

A implementação do Programa de Educação Integral e Integrada é outro enorme salto de qualidade, já em funcionamento em quatro escolas como projeto-piloto: Aleijadinho, Lavras Novas, Professor Hélio Homem de Faria e São Sebastião. O Programa, que faz parte do plano de governo do prefeito Angelo Oswaldo, tem como objetivo construir uma educação plural, trabalhando habilidades dos alunos no contraturno, com o apoio de profissionais capacitados, buscando um desenvolvimento educativo cada vez mais humano e abrangente. Em 2024, mais 5 escolas serão contempladas.

O programa pedagógico “Movimenta Educação: o futuro é agora”, criado para integrar a escola com a rede e garantir o alinhamento das estratégias da Secretaria de Educação à realidade das escolas e ao acompanhamento dos resultados dos alunos, também anda a todo vapor. Em parceria com o Instituto Áquila, o projeto tem como objetivo garantir que as redes de ensino do Município atuem nas reais necessidades de aprendizagem de cada aluno, promovendo a gestão ativa da turma pelos professores.

Tecnologia a serviço da educação

A tecnologia assume papel fundamental nesse novo cenário. A Secretaria de Educação investiu em recursos como novos computadores, telas interativas, mesas alfabetizadoras e kits robótica, além da implementação de câmeras de segurança, internet, rede lógica e impressoras para todas as 45 redes de ensino de Ouro Preto. Essa infraestrutura tecnológica visa proporcionar um ambiente mais moderno e facilitador para o ensino e para a aprendizagem.

Para além da tecnologia, no ano de 2023, a Prefeitura de Ouro Preto realizou compras de kits esportivos e de educação para o trânsito, material de educação financeira e muito mais, tudo visando sempre o bem-estar e o melhor atendimento nas instituições do município.

O compromisso com a educação e a prática da transparência andam juntos. Pensando nisso, a Prefeitura realizou concurso público em 2023, que resultou na admissão de mais de 170 funcionários efetivos para a área da Educação. Além de gerar mais oportunidade de emprego na cidade, esse passo assegura a continuidade e o aprimoramento do trabalho realizado nas escolas.

Também em 2023, foi criada a lei que regulariza os caixas escolares. Essa medida garantiu que todas as instituições tivessem caixa próprio para complementação de merenda, material escolar e livros didáticos, trazendo mais autonomia no dia a dia da rede.

A Nutrição Escolar também foi tópico de ajustes e melhorias durante o ano. Mais pessoal especializado, novos cardápios conforme as faixas etárias, aumento do fluxo de compras e distribuição de gêneros alimentícios, levando Ouro Preto a bater a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pela primeira vez em quase 10 anos.

Em parceria entre as Secretarias de Educação e Agropecuária, atingimos os 30% estipulados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de compras diretas de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. A conquista da meta do PNAE, que faz parte do plano de governo da atual gestão, reflete o esforço conjunto de garantir uma alimentação nutritiva e promover o crescimento econômico nas áreas rurais.

No âmbito pedagógico, a Secretaria de Educação se empenhou em otimizar o sistema de matrículas para atender a demanda da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O resultado é a adoção de um sistema mais organizado e simplificado para os pais e responsáveis.

Parcerias valiosas com a Universidade Federal de Ouro Preto, o Instituto Federal de Minas Gerais e o Canal Futura, entre outros, fortalecem os laços para enriquecer ainda mais o aprendizado das nossas crianças.

Infraestrutura moderna, programas educacionais inovadores e valorização de professores e demais profissionais da área são os motores que impulsionam a educação na cidade e nos distritos e desenham um avanço de grandes proporções na formação de nossas crianças e adolescentes.

Texto: Clara Costa / Revisão: Victor Stutz e Paulo Barcala

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira Programação completa da Festa da Jabuticaba de Ouro Preto

Para quem deseja celebrar a arte e a gastronomia de Minas Gerais, a 32ª Festa…

5 de novembro de 2024

Congresso de Boas Práticas Educacionais em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Secretaria…

5 de novembro de 2024

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!