Blima Bracher

PMOP prioriza educação

Imagem: Neno Vianna
A Prefeitura de Ouro Preto dá à Educação o lugar que ela merece. De olho na qualidade do ensino, foram realizados investimentos substanciais em todas as 45 unidades de ensino do Município nas mais diversas áreas, desde a compra de materiais permanentes para as escolas até a regularização do calendário acadêmico.

Destaca-se a reforma completa de cinco escolas e duas creches municipais, proporcionando ambientes mais adequados ao aprendizado dos alunos. As escolas municipais Dr. Pedrosa, Inácio de Souza, Monsenhor Rafael, Padre Antônio Pedrosa e Renê Giannetti e as creches municipais Criança Feliz e Naná Sette Câmara foram completamente revitalizadas, garantindo um espaço de qualidade para receber nossos estudantes.

A implementação do Programa de Educação Integral e Integrada é outro enorme salto de qualidade, já em funcionamento em quatro escolas como projeto-piloto: Aleijadinho, Lavras Novas, Professor Hélio Homem de Faria e São Sebastião. O Programa, que faz parte do plano de governo do prefeito Angelo Oswaldo, tem como objetivo construir uma educação plural, trabalhando habilidades dos alunos no contraturno, com o apoio de profissionais capacitados, buscando um desenvolvimento educativo cada vez mais humano e abrangente. Em 2024, mais 5 escolas serão contempladas.

O programa pedagógico “Movimenta Educação: o futuro é agora”, criado para integrar a escola com a rede e garantir o alinhamento das estratégias da Secretaria de Educação à realidade das escolas e ao acompanhamento dos resultados dos alunos, também anda a todo vapor. Em parceria com o Instituto Áquila, o projeto tem como objetivo garantir que as redes de ensino do Município atuem nas reais necessidades de aprendizagem de cada aluno, promovendo a gestão ativa da turma pelos professores.

Tecnologia a serviço da educação

A tecnologia assume papel fundamental nesse novo cenário. A Secretaria de Educação investiu em recursos como novos computadores, telas interativas, mesas alfabetizadoras e kits robótica, além da implementação de câmeras de segurança, internet, rede lógica e impressoras para todas as 45 redes de ensino de Ouro Preto. Essa infraestrutura tecnológica visa proporcionar um ambiente mais moderno e facilitador para o ensino e para a aprendizagem.

Para além da tecnologia, no ano de 2023, a Prefeitura de Ouro Preto realizou compras de kits esportivos e de educação para o trânsito, material de educação financeira e muito mais, tudo visando sempre o bem-estar e o melhor atendimento nas instituições do município.

O compromisso com a educação e a prática da transparência andam juntos. Pensando nisso, a Prefeitura realizou concurso público em 2023, que resultou na admissão de mais de 170 funcionários efetivos para a área da Educação. Além de gerar mais oportunidade de emprego na cidade, esse passo assegura a continuidade e o aprimoramento do trabalho realizado nas escolas.

Também em 2023, foi criada a lei que regulariza os caixas escolares. Essa medida garantiu que todas as instituições tivessem caixa próprio para complementação de merenda, material escolar e livros didáticos, trazendo mais autonomia no dia a dia da rede.

A Nutrição Escolar também foi tópico de ajustes e melhorias durante o ano. Mais pessoal especializado, novos cardápios conforme as faixas etárias, aumento do fluxo de compras e distribuição de gêneros alimentícios, levando Ouro Preto a bater a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pela primeira vez em quase 10 anos.

Em parceria entre as Secretarias de Educação e Agropecuária, atingimos os 30% estipulados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de compras diretas de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. A conquista da meta do PNAE, que faz parte do plano de governo da atual gestão, reflete o esforço conjunto de garantir uma alimentação nutritiva e promover o crescimento econômico nas áreas rurais.

No âmbito pedagógico, a Secretaria de Educação se empenhou em otimizar o sistema de matrículas para atender a demanda da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O resultado é a adoção de um sistema mais organizado e simplificado para os pais e responsáveis.

Parcerias valiosas com a Universidade Federal de Ouro Preto, o Instituto Federal de Minas Gerais e o Canal Futura, entre outros, fortalecem os laços para enriquecer ainda mais o aprendizado das nossas crianças.

Infraestrutura moderna, programas educacionais inovadores e valorização de professores e demais profissionais da área são os motores que impulsionam a educação na cidade e nos distritos e desenham um avanço de grandes proporções na formação de nossas crianças e adolescentes.

Texto: Clara Costa / Revisão: Victor Stutz e Paulo Barcala

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments