Em Ouro Preto

Ouro Preto integra Rota Turística Jaguara

No dia 5 de dezembro, foi oficialmente divulgada a Rota Turística Jaguara, cujo o percurso de 62 km percorre Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima e Santa Bárbara. O novo roteiro, com objetivo de fortalecer a zona rural dos municípios e o turismo de base comunitária engloba as comunidades de Acuruí, Capanema, Água Limpa, Palmital, Maracujá, Conceição do Rio Acima e Galego.
O lançamento do projeto com a presença dos técnicos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o gerente de Turismo, Waldiney Batista, a turismóloga, Fabiana Nonato, ambos representando a Prefeitura de Ouro Preto no lançamento do projeto, e Cleide Nolasco, representado os operadores locais. Durante o trajeto, o viajante vai se aventurar pelos atrativos naturais e culturais da Serra de Capanema e da Serra do Gandarela, a rota conta com meios de hospedagem, alimentação, artesanato e produtos locais, trilhas, cachoeiras e monumentos históricos.
Dessa forma, Ouro Preto integra mais uma rota turística com o objetivo de fortalecer o turismo de base comunitária, diversificação econômica, além de estimular a interação entre as cidades vizinhas.

A Rota Turística Jaguara

A Rota Turística Jaguara se estende por um percurso de 62 km e é composta por mais de 35 empreendimentos, localizados a cerca de 70 km de Belo Horizonte. A Rota abrange aspectos culturais, serviços gastronômicos e de artesanato, experiências na natureza, como atividades esportivas de ciclismo e caminhada, com o bônus das paisagens únicas destas regiões. São opções para os adeptos ao turismo de experiência, com uma rica cultura, o sustentável, com natureza preservada e exuberante, e o de base comunitária, que preserva as tradições locais e fortalece a economia local.

Considerando os aspectos demográficos, a Rota conta com as seguintes áreas de atuação: Itabirito (Acuruí, Jaguara e Capanema), Ouro Preto (localidade de Maracujá) e Rio Acima (Água Limpa, Palmital e Tangará); Santa Bárbara (Conceição do Rio Acima e Galego).
As regiões contam com restaurantes, lojas de artesanato, feiras, atrativos naturais, histórico-culturais e passeios, tornando a vinda à Rota uma experiência única e memorável.

Para conhecer mais sobre a Rota Turística Jaguara e fazer contato direto com os empreendedores, acesse o site www.rotajaguara.com.br e o Instagram @rotajaguara.

Texto: Patrick Araújo / Revisão: Greiza Tavares

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Distritos de Ouro Preto recebem Campanha de Popularização do Teatro

Imagem: Ane Souz Escolas municipais dos distritos de Amarantina, Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo e…

15 de maio de 2024

Dom Edmar celebra primeira missa como Bispo

No último domingo, 12 de maio, ocorreu a primeira Missa do Monsenhor Edmar, após sua…

14 de maio de 2024

Entre 24 e 26/5 Ouro Preto recebe 3• Edição do Festival de Popularização do Teatro

Ouro Preto recebe, entre 24 e 26 de maio, a terceira edição do Festival de…

13 de maio de 2024

Confira as ótimas opções para o seu fim de semana em Ouro Preto

Olá! Chegou a sua *agenda cultural* da semana. Acesse nossos canais oficiais e fique por…

10 de maio de 2024

Carlos Bracher recebe titulo de Cidadão Honorário de Belo Horizonte

Em solenidade seguida de coquetel na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Presidente, vereador Gabriel…

8 de maio de 2024

Alunos de escolas públicas de Ouro Preto visitam ETA Itabirito

Imagem: Bernardo Marotta A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis,…

3 de maio de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!