Em Ouro Preto

Ouro Preto recebe documentos da viagem de Pedro ll a Minas

Há 140 anos o imperador Dom Pedro ll visitava Minas Gerais. A viagem, que teve a presença da imperatriz Teresa Cristina (1822-1889), foi feita de trem.e deixou marcas até no paladar. Em Barbacena, na Região Central, o cardápio do banquete servido ao casal imperial é recriado nos mínimos detalhes em um restaurante da cidade . Ele também passou por Congonhas , Sabará, Ouro Preto indo até o Caraça.

O Arquivo Municipal de Ouro Preto, um dos mais antigos do Brasil, recebeu nesta segunda (31), a doação de documentos pessoais do prefeito Angelo Oswaldo, referentes a fatos importantes da história da cidade.

Agora, alguns documentos da viagem estão sendo doados para Ouro Preto. A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, destacou: “São documentos que remetem a memória da cidade, a construção de monumentos, além de registros mais atuais de diversos eventos realizados”.

O prefeito Angelo Oswaldo disse que parte dos documentos pertenceram ao historiador Nelson de Sena, que foi diretor do Arquivo Público Mineiro, e foram repassados a ele por dona Maria Letícia Nelson de Sena. “Eles são entregues agora ao nosso arquivo para que enriqueçam ainda mais as coleções do Arquivo Público de Ouro Preto”- afirmou Angelo.

Entre as doações, encontra-se uma edição do Jornal O fiscal de 1960, que noticiava as despesas da viagem de Dom Pedro à Ouro Preto, na ocasião, o Imperador realizou doações a Santa Casa de Misericórdia. A secretária disse que os documentos serão tratados e condicionados para que possam ser disponibilizados para pesquisas: “É mais uma forma de poder informar através do momento, da veracidade histórica da construção dessa importante cidade”.
Foto: Ane Souz

@blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!