Em Ouro Preto

Ouro Preto: medidas especiais no Corpus Christi

Nos três dias que antecedem as celebrações que começaram nesta segunda (31/5), e seguem nesta terça (1/6) e quarta (2/6), os fiéis não precisaram reservar lugares nas igrejas. Os devotos que quiserem participar das celebrações a partir da quinta-feira (3/6) deverão marcar presença com antecedência no escritório paroquial. As celebrações de Corpus Christi desta quinta-feira (3/6) terão transmissão pelo Facebook da Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Na sexta-feira (4/6), os fiéis também poderá assistir às 19h e, no domingo (6/6), às 10h no mesmo endereço virtual. As celebrações do sábado (5/6) não serão transmitidas. Diferente da Semana Santa, as entradas de Ouro Preto não terão barreiras sanitárias no feriado de Corpus Christi, mas segundo o secretário, a legislação vigente na cidade poderá multar as pessoas que não usarem corretamente a máscara em qualquer espaço público, incluindo a rua.. Apenas dois locais serão ornados com tapetes devocionais confeccionados por funcionários da prefeitura.. A histórica Ouro Preto, acostumada a receber milhares de visitantes nas celebrações de Corpus Christi, vai seguir os mesmos moldes adotados no feriado da Semana Santa, período em que a cidades estava na onda roxa do Plano Minas Consciente. Agora, mesmo na onda vermelha, menos restritiva, seguirá a programação do feriado com medidas para conter aglomerações..

De acordo com o secretário de turismo, indústria e comércio de Ouro Preto, Rodrigo Câmara, como forma de celebrar e homenagear em silêncio, apenas os adros da Basílica de Nossa Senhora do Pilar e da Paróquia São Francisco de Assis receberão os tapetes devocionais, diferente dos anos que antecederam a pandemia, em que boa parte do Centro Histórico era enfeitado para a passagem da procissão. “Esse ano, por conta da pandemia e do aumento de casos em Minas Gerais, as celebrações de Corpus Christi serão internas nas paróquias da cidade, com público reduzido e o cumprimento de todos os protocolos, com isso, as procissões acontecerão internamente dentro das igrejas”.

@blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou dez anos em TV como repórter e aprsentadora na Globo e Band Minas. Foi Edutora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

O dia em que negociamos com bandidos

Dois dias na mão dos hackers

18 de janeiro de 2022

Programa Restaura: Ouro Preto e estado unem esforços

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

18 de janeiro de 2022

Onda Vermelha em Ouro Preto: o que muda

Onda Vermelha em Ouro Preto

15 de janeiro de 2022

Ouro Preto: estradas e trechos interrompidos

Prefeito busca parcerias para solução de problemas

15 de janeiro de 2022

Ouro Preto: deslizamento destrói casarão Baeta Neves

Casarão histórico do século. XVIII desaba

13 de janeiro de 2022

Ouro Preto ilhada? Parcialmente, sim

Trecho entre Ouro Preto e Mariana: meia pista

12 de janeiro de 2022

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!