Em Ouro Preto

Ouro Preto recebe documentos da viagem de Pedro ll a Minas

Há 140 anos o imperador Dom Pedro ll visitava Minas Gerais. A viagem, que teve a presença da imperatriz Teresa Cristina (1822-1889), foi feita de trem.e deixou marcas até no paladar. Em Barbacena, na Região Central, o cardápio do banquete servido ao casal imperial é recriado nos mínimos detalhes em um restaurante da cidade . Ele também passou por Congonhas , Sabará, Ouro Preto indo até o Caraça.

O Arquivo Municipal de Ouro Preto, um dos mais antigos do Brasil, recebeu nesta segunda (31), a doação de documentos pessoais do prefeito Angelo Oswaldo, referentes a fatos importantes da história da cidade.

Agora, alguns documentos da viagem estão sendo doados para Ouro Preto. A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, destacou: “São documentos que remetem a memória da cidade, a construção de monumentos, além de registros mais atuais de diversos eventos realizados”.

O prefeito Angelo Oswaldo disse que parte dos documentos pertenceram ao historiador Nelson de Sena, que foi diretor do Arquivo Público Mineiro, e foram repassados a ele por dona Maria Letícia Nelson de Sena. “Eles são entregues agora ao nosso arquivo para que enriqueçam ainda mais as coleções do Arquivo Público de Ouro Preto”- afirmou Angelo.

Entre as doações, encontra-se uma edição do Jornal O fiscal de 1960, que noticiava as despesas da viagem de Dom Pedro à Ouro Preto, na ocasião, o Imperador realizou doações a Santa Casa de Misericórdia. A secretária disse que os documentos serão tratados e condicionados para que possam ser disponibilizados para pesquisas: “É mais uma forma de poder informar através do momento, da veracidade histórica da construção dessa importante cidade”.
Foto: Ane Souz

@blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira a programação da Semana Santa em Ouro Preto

*Semana Santa em Ouro Preto: saiba o que fazer no feriado* _Independente da localidade ou…

27 de março de 2024

Funcionamento dos Museus de Ouro Preto na Semana Santa

*Confira o horário de funcionamento dos museus de Ouro Preto durante a Semana Santa 2024*…

26 de março de 2024

Vanessa Gerbelli e Breno Pizzorno na Casa da Ópera

Casa da Ópera recebe a apresentação "OFF BROADWAY" Data: 30/03/2024 à 30/03/2024 Local: Casa da…

26 de março de 2024

Pequenas causas? Saiba como recorrer à Assistência Judiciária em Ouro Preto

Está passando por um divórcio, precisa estabelecer os direitos de visitas e ações de guarda…

26 de março de 2024

Seja Assistente Administrativo da Prefeitura de Ouro Preto

Os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) São Cristóvão e Padre Faria…

25 de março de 2024

Agenda Cultural de Ouro Preto: opções de lazer e religiosidade

*EXPOSIÇÕES* 21 a 31 de março - *Exposição A viagem da redescoberta: os modernistas nas…

23 de março de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!