Blima Bracher

Ouro Preto recebe documentos da viagem de Pedro ll a Minas

Registros da visita de Pedro ll a Minas

Há 140 anos o imperador Dom Pedro ll visitava Minas Gerais. A viagem, que teve a presença da imperatriz Teresa Cristina (1822-1889), foi feita de trem.e deixou marcas até no paladar. Em Barbacena, na Região Central, o cardápio do banquete servido ao casal imperial é recriado nos mínimos detalhes em um restaurante da cidade . Ele também passou por Congonhas , Sabará, Ouro Preto indo até o Caraça.

O Arquivo Municipal de Ouro Preto, um dos mais antigos do Brasil, recebeu nesta segunda (31), a doação de documentos pessoais do prefeito Angelo Oswaldo, referentes a fatos importantes da história da cidade.

Agora, alguns documentos da viagem estão sendo doados para Ouro Preto. A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, destacou: “São documentos que remetem a memória da cidade, a construção de monumentos, além de registros mais atuais de diversos eventos realizados”.

O prefeito Angelo Oswaldo disse que parte dos documentos pertenceram ao historiador Nelson de Sena, que foi diretor do Arquivo Público Mineiro, e foram repassados a ele por dona Maria Letícia Nelson de Sena. “Eles são entregues agora ao nosso arquivo para que enriqueçam ainda mais as coleções do Arquivo Público de Ouro Preto”- afirmou Angelo.

Entre as doações, encontra-se uma edição do Jornal O fiscal de 1960, que noticiava as despesas da viagem de Dom Pedro à Ouro Preto, na ocasião, o Imperador realizou doações a Santa Casa de Misericórdia. A secretária disse que os documentos serão tratados e condicionados para que possam ser disponibilizados para pesquisas: “É mais uma forma de poder informar através do momento, da veracidade histórica da construção dessa importante cidade”.
Foto: Ane Souz

@blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments