Categories: Em Ouro Preto

Delegacia da mulher em Ouro Preto

Tão aguardada e necessária, a Delegacia da Mulher será enfim instalada em Ouro Preto. As ações já estavam sendo feitas desde o início da atual gestão, que conseguiu articular a efetiva implantação desse espaço importantíssimo para todas as mulheres ouro-pretanas. Ainda há um processo burocrático a ser feito para a finalização desse projeto, como a contratação de efetivo para o trabalho interno.

Para tanto, a Prefeitura de Ouro Preto já disponibilizou profissionais habilitados para atuarem na equipe da delegacia, como uma assistente social, uma recepcionista, uma advogada e uma psicóloga para atender às mulheres. Da parte da Polícia Civil, já foram cedidas duas investigadoras, a delegada Celeida de Freitas e, para completar o quadro, resta a contratação de uma escrivã.

O prefeito Angelo Oswaldo agradeceu o apoio recebido da esfera estadual para a consolidação da Delegacia da Mulher em Ouro Preto. “Conseguimos atender um pedido antigo das ouro-pretanas e que era uma promessa do nosso plano de governo. É muito importante que tenhamos a presença de uma delegada para atender às mulheres e aos menores em Ouro Preto, ampliando a prestação de serviço da Polícia Civil. Agradecemos o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Agostinho Patrus, e do deputado Glaycon Franco que contribuíram muito junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado para que obtivéssemos esse apoio importante da Polícia Civil, através do delegado Regional Dr. Alfredo Rezende”.

A vice-prefeita Regina Braga está contentíssima com essa conquista que é uma luta antiga e que ela, como todas as ouro-pretanas, sonhou tanto com este momento. “Agradeço a todos os coletivos de mulheres da nossa cidade, à Drª. Andreza Gomes, subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública, ao Conselho da Mulher, a OAB e todos que indireta ou diretamente nos ajudaram nessa aquisição”.

Regina ressalta também que a soma de esforços foi a chave para efetivar a implantação da delegacia no Município e que as ações já começaram desde o início do mandato. “Conseguimos criar o Centro de Apoio à Mulher Efigênia Carabina (CAMEC), que foi uma homenagem à essa importantíssima figura feminina na cidade. Agora, teremos enfim a nossa delegacia da mulher que será um local que irá nos proteger, combater a violência doméstica, sexual, patrimonial, moral e garantir todos os nossos direitos”.

Para a finalização dessa implantação, a Prefeitura está na busca de um imóvel adequado e próximo à delegacia regional para a implantação efetiva da delegacia da mulher. “É uma conquista muito grande e com certeza é uma importante vitória para todas as ouro-pretanas”, finaliza a vice-prefeita.

Arte: Fabíola Moreira

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!