Em Ouro Preto

Casa da Ópera fecha para reformas

A Casa da Ópera será fechada para visitação e eventos, a partir de 18 de outubro, pois irá passar por reformas. A previsão para a execução da obra é de quatro meses, a reabertura está prevista para o dia 18 de março. A empresa vencedora da licitação, que será responsável pela obra é a RM Cultural. A execução será acompanhada de perto pela equipe do Departamento de Projetos Especiais (PROESP), da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult/OP).

Será feita a reforma do telhado, a revisão completa da parte elétrica, novo projeto de combate a incêndio, pintura interna e externa, descupinização e a reforma do anexo do teatro. Segundo o diretor administrativo da Secult/OP e gestor do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio (FUNPATRI), Wanderson Rolla, as intervenções são fundamentais para a preservação do teatro. “Estamos preparando tudo para que a reforma seja iniciada no dia 18 de outubro. A obra ficou em torno de 320 mil reais e todo esse recurso será do FUNPATRI”, afirmou o diretor.

A secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, ressaltou a importância da Casa da Ópera para a cidade. “O Teatro Municipal Casa da Ópera é um relevante bem cultural de Ouro Preto, é o mais antigo teatro da América Latina em funcionamento, desde sua criação, em junho de 1770. A Casa da Ópera passou por algumas obras nas gestões passadas, mas a última reforma foi há dez anos, então hoje, o teatro, e o seu anexo, necessitam de uma revitalização geral”, declarou Margareth.

Sobre a necessidade de fechamento do local, a secretária declarou que a preservação da Casa da Ópera é imprescindível, por se tratar de um patrimônio da cidade. “Sabemos que é muito chato o visitante chegar a Ouro Preto e não poder visitar o teatro, como sabemos também do empecilho de fechar suas portas para o atendimento aos eventos culturais, mas a preservação é necessária. Nós recebemos esse bem cultural, que tem quase três séculos, então precisamos preservar e entregar às próximas gerações esse bem preservado, pois trata-se de um patrimônio muito importante da nossa cidade”, concluiu a secretária. Com Ascom OP. Foto Ane Souz.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Uma mulher de oncinha não quer guerra com ninguém”

Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…

20 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher; Ney Cocada e o incêndio em Ouro Preto

Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…

19 de outubro de 2025

Ouro Preto vai fortalecer divulgação de destino turístico com nova parceria da Rede Minas

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…

8 de outubro de 2025

Novo Centro de Habitação da APAE é inaugurado em Ouro Preto

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto ganhou uma nova…

1 de outubro de 2025

Programa Sextas Abertas chega ao distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto

Segundo Rachel Falcão, idealizadora e coordenadora do projeto pela FAOP, “a extensão das ações do…

29 de setembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!