Em Ouro Preto

Casa da Ópera fecha para reformas

A Casa da Ópera será fechada para visitação e eventos, a partir de 18 de outubro, pois irá passar por reformas. A previsão para a execução da obra é de quatro meses, a reabertura está prevista para o dia 18 de março. A empresa vencedora da licitação, que será responsável pela obra é a RM Cultural. A execução será acompanhada de perto pela equipe do Departamento de Projetos Especiais (PROESP), da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult/OP).

Será feita a reforma do telhado, a revisão completa da parte elétrica, novo projeto de combate a incêndio, pintura interna e externa, descupinização e a reforma do anexo do teatro. Segundo o diretor administrativo da Secult/OP e gestor do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio (FUNPATRI), Wanderson Rolla, as intervenções são fundamentais para a preservação do teatro. “Estamos preparando tudo para que a reforma seja iniciada no dia 18 de outubro. A obra ficou em torno de 320 mil reais e todo esse recurso será do FUNPATRI”, afirmou o diretor.

A secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, ressaltou a importância da Casa da Ópera para a cidade. “O Teatro Municipal Casa da Ópera é um relevante bem cultural de Ouro Preto, é o mais antigo teatro da América Latina em funcionamento, desde sua criação, em junho de 1770. A Casa da Ópera passou por algumas obras nas gestões passadas, mas a última reforma foi há dez anos, então hoje, o teatro, e o seu anexo, necessitam de uma revitalização geral”, declarou Margareth.

Sobre a necessidade de fechamento do local, a secretária declarou que a preservação da Casa da Ópera é imprescindível, por se tratar de um patrimônio da cidade. “Sabemos que é muito chato o visitante chegar a Ouro Preto e não poder visitar o teatro, como sabemos também do empecilho de fechar suas portas para o atendimento aos eventos culturais, mas a preservação é necessária. Nós recebemos esse bem cultural, que tem quase três séculos, então precisamos preservar e entregar às próximas gerações esse bem preservado, pois trata-se de um patrimônio muito importante da nossa cidade”, concluiu a secretária. Com Ascom OP. Foto Ane Souz.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Lançamento do Documentário do Festival da Terra 2024 destaca Juventude e Agroecologia em Ouro Preto

Na última sexta-feira (22), o Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, foi palco…

24 de março de 2025

Conheçam a programação da Semana Santa de Ouro Preto: tradição e fé

A mais tradicional Semana Santa de Minas sera um espetáculo arrebatador pelas ruias e templos…

24 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!