Blima Bracher

Museu Boulieu traz Moska, Garrido, Cia la Mínima e livro sobre Montaigner

Agenda de agosto Museu Boulieu em Ouro Preto

Um Centro Cultural vivo e diverso, assim é o Museu Boulieu. Neste mês, a instituição abre as suas portas para as artes em suas mais diversas formas, oferecendo uma programação cultural de tirar o fôlego. Toni Garrido, Paulinho Moska e Cia La Mínima embarcam nos “Caminhos da Fé” e nos levam em uma viagem pela cultura.

  1. Já nesta sexta-feira, dia 12, às 19h, abrindo a programação, a Companhia de Circo e Teatro La Mínima apresenta o espetáculo “Rádio Varieté”. Logo após, acontece o lançamento do livro “Domingos Montagner – O espetáculo não para”, escrito por Oswaldo Carvalho, que traz uma biografia ilustrada do ator, que foi um dos fundadores da Cia. O Museu Boulieu apoia o evento, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e faz parte do projeto comemorativo pelos 25 anos de atuação da Cia Foto de Carlos Gueller e divulgação. .

Na quarta-feira, dia 17, dentro do programa “Sílabas e Sons”, Paulinho Moska apresenta “Os Violões Fênix do Museu Nacional”. Paulinho participou do documentário “Fênix, o Voo de Davi”, produzido e exibido pela GloboNews, que conta um pouco da história do bombeiro subtenente Davi Lopes, que constrói instrumentos musicais a partir de madeiras que sobraram de incêndios, como no caso do Museu Nacional. A partir deste trabalho, Moska ( foto de Rodrigo Simas) se apresentou ao lado de renomados artistas brasileiros, como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Hamilton de Holanda, Nilze Carvalho e Felipe Prazeres.

Encerrando a programação, na quarta-feira, dia 24, o multiartista Toni Garrido, também no programa “Sílabas e Sons”, fala sobre sua longa trajetória pelas artes, desde a antiga Banda Bel, a Banda Cidade Negra, e atualmente, em carreira solo. Toni, é a voz de inúmeros sucessos, como “Onde Você Mora”, “Pensamento” e “Firmamento”.Divulgação 

O programa conta com a curadoria do professor da PUC Rio, Júlio Diniz, Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas, que também faz a condução dos bate-papos musicais protagonizados por artistas diversos. A Orquestra Jovem de Ouro Preto, apadrinhada pela instituição, se apresenta em todas as edições do“Sílabas e Sons”

Os ingressos para os eventos culturais são trocados na bilheteria do Museu por 1kg de alimento não perecível ou um agasalho, sempre a partir dos sábados que antecedem as produções. Todas as doações arrecadadas são encaminhadas à Secretaria de Ação Social de Ouro Preto. 

O Museu Boulieu, que acolhe a coleção de obras barrocas doada por Jacques e Maria Helena Boulieu, conta com patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Ouro Preto.

Além das mais de mil peças da Coleção Boulieu, estão expostos na instituição duas obras cedidas pela Coleção Ivani e Jorge Yunes, do Programa “Acervos em Diálogo”, além da mostra temporária Aleijadinho – fotografias de Horacio Coppola, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments