Há cinco anos, Minas conta com uma academia para formar sommeliers de cervejas. À frente desta empreitada estão os sócios Marco Falcone, Jaqueline Oliveira e Fabiana Arreguy. Segundo Falcone, que é proprietário da Cervejaria Falke Bier e Diretor do Sinbebidas: “Essa trajetória nos enche de orgulho, pois criamos uma escola regional, voltada exclusivamente para o mercado de Minas e não nos arrependemos. Acreditamos nesse potencial e já formamos grandes profissionais”.
Para marcar a data, os sócios promoverão, com ex-alunos, uma brasagem para uma cerveja exclusiva. O nome escolhido foi Take Five. A epopeia reunirá dez turmas formadas, o equivalente a 400 profissionais lançados neste mercado em ascensão.
A cerveja Take Five será uma Juicy IPA com 5 lúpulos. O estilo escolhido por votação dos alunos, por coincidência, é o nome da música favorita de Marco Falcone. A brasagem será realizada no dia 28 de janeiro na Cervejaria Verace, no Jardim Canadá, em Nova Lima.
A jornalista Fabiana Arreguy, é também uma das mais conceituadas sommelières de cervejas e juíza em concursos internacionais da bebida: “nosso curso se diferencia dos demais por ser único com harmonizações em todas as aulas , análise sensorial semanal, levando os alunos a reconhecerem os atributos da cerveja. Além de termos aulas complementares como conhecimento de café, cachaça, vinho e chocolate. O que permite um melhor aprendizado para nossos alunos”.
Marco Falcone e Fabiana Arreguy foram os pioneiros no mercado de Sommelier de Cerveja em Minas Gerais. São membros da Federação Internacional de Sommelieres de Cerveja, com sede em Munique (Alemanha) e foram alunos da primeira turma da Doemens Academy de Munique no Brasil.
SOBRE O CURSO
Este ano, a Academia traz novidades: 2017 se inicia com novos projetos e inscrições abertas para o curso Módulo II, de Extensão. Segundo Fabiana Arreguy “o curso se destina para aqueles que já são sommlieres e querem ampliar seus conhecimentos e networking”. O curso Módulo II, que tem início em março, terá carga horária de 50/h aula e no cronograma aulas de Marketing cervejeiro, empreendedorismo, turismo cervejeiro, estilos, produção de eventos, elaboração de plano de negócios e gestão sensorial.
O curso tradicional de sommelier, para aqueles que vão se iniciar no mercado, tem início no dia 04 de fevereiro, com duração de 100h/aula e o cronograma abrange as seguintes matérias:
* História da Cerveja passando pelas teorias de descoberta, antigas civilizações, Idade Média, desenvolvimento na Europa, Estados Unidos, América Latina e Brasil
* Componentes da cerveja, compreendendo Malte /Lúpulo /Levedura e Água
* Noções do processo de produção da cerveja com a teoria de cada uma de suas etapas
* Conhecendo bebidas e alimentos afins cujos processos de produção se assemelham à cerveja
* Diferenciação entre Escolas Cervejeiras
* Introdução à análise sensorial de qualidades e defeitos da cerveja
* Análise de diferentes estilos e rótulos, com preenchimento de fichas de degustação
* Serviço ideal da cerveja, com explicação sobre copos, temperatura, teor alcóolico, unidades de amargor
* Harmonização de cervejas e gastronomia
* Serviço de chope
* Visita técnica a fábrica
As inscrições para os cursos serão abertas dia 05 de janeiro.
ANOTA AÍ:
CURSO DE SOMMELIER DE CERVEJA
Inscrições: 05 de janeiro de 2017
Valor: R$ 3.500,00, divididos em seis vezes, mediante depósito bancário. À vista o curso sai por R$ 3.200,00.
Local das aulas: Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Opala, s/n)
Contato: academiasommeliercerveja@gmail.com
Site: www.academiasommelierdecerveja.com.br
LOCAL DAS AULAS
Distrital
Rua Opala, sem número, Mercado do Cruzeiro, Cruzeiro
Belo Horizonte, MG
Comemorando cinco ano de atuação, curso que é pioneiro em BH, abre inscrições para 2017.
A novidade é o curso Módulo II.
Na foto, os sommeliers Jaqueline Oliveira, Marco Falcone e Fabiana Arreguy.
Crédito: Bruno Werneck
Texto:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.