Categories: Pelo Mundo

Conhecida como a “Bélgica brasileira”, Minas se destaca pelo mercado crescente das cervejas artesanais

É cada dia maior a procura por rótulos artesanais. O brasileiro está descobrindo que, abandonar as tradicionais marcas industrializadas pode ser muito saboroso. Abre-se um leque enorme de possibilidades para degustar novas marcas, ingredientes inusitados e métodos diferentes de produção cervejeira.

Dentro deste panorama, Minas se destaca, sendo até Conhecida como a “Bélgica brasileira”. Já são mais de 45 cervejarias artesanais a pleno vapor, com a produção de quase 14 bilhões de litros ao ano.

A pioneira no ramo foi a Krug Bier, aberta pelo austríaco Hervig Gangl em 1997. Hoje a fábrica fica em Nova Lima e é possível visitá-la, com visita guiada de 2h.

Também a Backer tem seu templo cervejeiro, que fica no Jardim Canadá e onde a visita dura cerca de 1h, com degustação e opções de harmonização no restaurante.

Aberta em 1999 a Wälls produz 12 rótulos a oferece tour de 30 minutos, onde o mestre cervejeiro apresenta o processo de fabricação da bebida e as matérias-primas.

Em Ribeirão das Neves, os irmãos Falcone, fundaram a Falke Bier. Na visita guiada pela fábrica, é possível ver desde a plantação de de cevada e lúpulo, até a harmonização com queijos.

Em Oliveira, o destaque especial é a cerveja Siberiana. Com os rótulos Amber Abbaye Ale, Belgian Blond Ale, Pale Ale , Porter, Weiss, Summer Ale e Witbier, a marca vem conquistando cada vez mais apreciadores. O fabricante é Wendel Mesquita.

Já em Santana dos Montes, a Loba tem sua história ligada à família proprietária da Fazenda Guarará e era oferecida a amigos. Hoje, o estabelecimento produz cinco cervejas e um chope, e aceita visitas agendadas, que incluem a degustação de três rótulos.

Em Monte Verde, o território é da Fritz. Fundada pelo cervejeiro Jörg Franz Schawbe, a fábrica também oferece tour para visitantes.

E, na onda de expansão do mercado, a Cerveja Vinil acaba de se relançar no mercado cervejeiro brasileiro e promete muitas novidades ainda para 2017. Antes parte do trio da Cervejaria Inconfidentes (Jambreiro, Vinil e Grimor), agora a Vinil se reapresenta no mercado em formato solo. Nesta nova fase da empresa, Daniel Pinheiro, Fabrício Bastos e Ricardo Marques tem o apoio de dois novos sócios: Gustavo Moreira e Carlos Ruttemberg.

A Cerveja Vinil mantém a estrutura da Cervejaria Inconfidentes no Jardim Canadá (Nova Lima) e, graças à chegada dos novos sócios, foi possível implementar um novo plano de negócios que inclui investir em marketing estratégico, gestão, estruturação de seu departamento comercial, maquinário e pessoal. O objetivo é atingir em dois anos a meta de 50 mil litros produzidos por mês (hoje atinge a marca de 15 mil litros/mês), com investimentos em expansão de adega e maquinário de envase.

“A planta passará gradativamente por expansão de sua adega de fermentadores. A cozinha da Cervejaria Inconfidentes tem capacidade nominal de produção de 120 mil litros/mês, o que significa que em resposta à demanda podemos expandir rapidamente a produção apenas com a aquisição de tanques fermentadores. Consequentemente ao aumento de produção, os equipamentos para envase de barris e garrafas também deverão ser ampliados em capacidade de produtividade”, explica Gustavo Moreira.

Fabrício Bastos adianta que ainda este ano, no mínimo dois novos rótulos serão lançados. “Um deles é uma receita que vem desde a nossa época de cervejeiros caseiros. Uma Imperial IPA, com potentes 8% de teor alcoólico e 75 IBUs (índice de amargor). Nossa preocupação é lançar cervejas sempre alinhadas com a demanda dos consumidores, seja pelo paladar, seja pelo custo. O outro ainda é surpresa”. Hoje, a Vinil possui seis rótulos: a Vinil 33 rpm – Bohemiam Pilsener; a Vinil 45 rpm – British IPA; a Vinil 78 rpm – Stout; a Vinil Tropicália lado A – Weiss; a Vinil Tropicália lado B – Hop Weiss; a Vinil Baba ESB – Extra Special Bitter, além do chopp German Pilsen puro malte. Todos em versão garrafas e chopp, exceto o último que é comercializado apenas como chopp.

Foto de capa: Virgílio de Barros

Com:

#blimabracher @blimabracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

  • Acho engraçado como o 'mainstream' cervejeiro insiste em menosprezar a Hofbräuhaus Belo Horizonte, a primeira e única da América Latina, berço da Oktoberfest. Eles tem algumas das melhores e mais tradicionais cervejas do mundo, fabricadas aqui mesmo em BH. Será que são tão insignificantes a ponto de nem serem citados?

  • Acho engraçado como o 'mainstream' cervejeiro insiste em menosprezar a Hofbräuhaus Belo Horizonte, a primeira e única da América Latina, berço da Oktoberfest. Eles tem algumas das melhores e mais tradicionais cervejas do mundo, fabricadas aqui mesmo em BH. Será que são tão insignificantes a ponto de nem serem citados?

Posts Recentes

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Clube XV de novembro completa 100 anos em Ouro Preto

Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…

15 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!