Blima Bracher

Bracher, pinta, ao vivo, o Capitão-mor e Patriarca da Comunidade dos Arturos, Sr. Mário Braz da Luz, em Contagem.

Ao som de Bethovem, Bracher fez acontecer, primeiro um esboço rápido a carvão, depois sucessivas camadas de tinta, no ritmo da 9ª sinfonia. Seu Mário tranquilo e infalível, firme na simbiose com o pintor e como a prenunciar a beleza que se materializava no pleno sentido da arte. A energia foi tanta, que sobrou tinta até para a calça branca imaculada, parte da indumentária utilizada pelo Capitão! Sem problema, afinal foi um pingo de tinta rosa, a mesma que caracteriza a Guarda de Congo dos Arturos. A família gentil e simpática do patriarca assistiu de camarote, junto à uma platéia de 100 pessoas assentadas, além de clientes e curiosos capturados pelo movimento, igualmente fascinados pelo acontecimento. Depois de 1h30 de trabalho, um retrato maravilhoso, expressão maior de um pintor genuíno, de estilo inconfundível, lapidado no exercício do ofício na paisagem de Ouro Preto, onde reside, e outras tantas temáticas as quais se dedica.

O belo encontro aconteceu no ItauPower Shopping como fechamento do projeto Vem com a gente – teatro e pintura, da Asas Produções, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do ItauPower, Colchões Ortobom, Instituto MRV e apoio institucional da Prefeitura de Contagem, por meio da Fundação Cultural do Município – Fundac, o artista e sua esposa Fani Bracher, escolheram os Arturos por tudo que representam. O acerto na escolha foi confirmado na realização do evento. Foi um assombro! “Fiquei impressionado com o que presenciei, quanto talento e expressividade reunidos e ao alcance de nós”, disse Paulo Prado, presidente da Fundac, que assistiu a sessão do início ao fim e depois, emocionado e agradecido, assinou o termo de recebimento da obra.

A produção e o artista, gentilmente cederam a obra para a cidade – ela passa a integrar o acervo da Fundação Cultural e poderá ser vista por todos assim que puder ser exposta (leva algumas semanas para secar).

Os artistas da cidade que marcaram presença também festejaram o acontecimento. Gratos também a toda Comunidade dos Arturos, nas pessoas de Seu Mario Braz, seus familiares, Jorge, Bengala e Goreth, aos fotógrafos Ronaldo Leandro e Geraldo Tadeu, ao ItaúPower e a Asas Produções. Com o apoio de Marcus Ferreira.

Texto de Fernando Perdigão- Artista plástico e coordenador de artes da Fundac

Com:

#blimabracher @blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Pelo Mundo