Categories: Pelo Mundo

BB indica: Casa Américo Rosé e Domaine du Petit Romain

O site blimabracher.com traz as sugestões do mês para os amantes do vinho: o Casa Américo Rosé Dão Doc 2015 e o Domaine du Petit Romain Vieilles Vignes Costières de Nîmes 2014.

Casa Américo Rosé Dão Doc – Fundada por Américo Seabra, que tinha o sonho de produzir vinhos na terra onde nasceu, Vila Nova de Tazém, a Casa Américo está localizada no coração da sub-região Serra da Estrela, um dos terroirs mais importantes do Dão e onde se produzem vinhos com frescor e elegância. No visual, o Casa Américo apresenta cor brilhante de salmão, acidez nítida e textura mineral. No paladar possui toques de framboesas e flores do campo, com maciez, equilíbrio e final refrescante.
Estilo: Rosés vigorosos. Vinhos frutados, densos e macios. Possuem cor de cereja. Aromas de frutas vermelhas, como framboesas, cerejas e morangos. às vezes os perfumes são também florais. Agradam a todos os públicos. Ideais para a reunião com amigos.
Harmonização: Paella de frutois do mar, ou paellas com frango ou porco. Pasta alla nonna, peixes com molhos de vinhos tinto, pimentão recheado. Queijo cremoso e queijo Serra do Salitre.

Domaine du Petit Romain Vieilles Vignes Costières de Nîmes 2014 – A Domaine du Petit Romain é uma vinícola familiar fundada por Bernard Angelras, localizada no sul da frança, na região de Costières de Nîmes. Já na terceira geração, a paixão pela videira e pela produção de vinhos é passada de pai para filho. O Domaine du Petit Romain apresenta uma coloração escura com reflexos brilhantes. As nariz os aromas de frutas vermelhas, acompanhado de canela e especiarias. No paladar é concentrado e equilibrado com notas finas de especiarias. Teve estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês, atingindo excelente amadurecimento.
Estilo: Tintos complexos. A maioria passa por carvalho. Equilíbrio entre fruta e madeira. Aromas variados: fruta, baunilha, tostados, café, anmias, especiarias, terras, etc. Gastronômicos, encantam conhecedores e iniciantes.
Harmonização: Pernil de javali assado, peito de frango frito com páprica, pato com laranja, saltimbocca de vitela, veado, risoto ao funghi porcini, queijo cremoso e pernil de cordeiro com alho.

Para quem quer se aprofundar no assunto, sugerimos a Escola de Vinhos da Casa Rio Verde, que abriu inscrições para três edições do curso “Iniciação ao Mundo do Vinho”, em abril. O objetivo do curso é ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha na hora de selecionar o vinho para cada ocasião. Tipo de uva, características do vinho, estilo preferido, harmonização com o que será servido, tudo deve ser levado em consideração

Duas edições acontecem durante a semana: de 3 a 5 de abril e de 18 a 20 de abril. São três horas de aula/dia (19 às 22h), totalizando nove horas de curso. Para quem prefere fazer o curso no final de semana, haverá uma turma no sábado, 29 de abril, também com 9 horas de duração (9 às 19h).
O curso abrange informações teóricas como tipos de uva, regiões produtoras e dicas de harmonização. Na parte prática, são degustados 12 rótulos, cada um de um estilo de vinho. As aulas acontecem na sala de treinamento da loja da Praça Marília de Dirceu, 104, bairro de Lourdes.

A novidade é que agora, além das lojas da Casa Rio Verde e do telefone 3116-2301, o interessado pode fazer a inscrição pelo site, no link www.vinhosite.com.br/vinhos/curso .
Carga horária: 9 horas
Degustação: 12 rótulos de diferentes estilos
Local: Casa Rio Verde – Praça Marília de Dirceu, 104 – Lourdes
Valor do investimento: R$ 325 por pessoa (capacidade 18 pessoas) – sócios do VinhoClube da Casa Rio Verde têm 30% de desconto
Inscrições e informações: www.vinhosite.com.br/vinhos/curso
Telefone: 31-3116-2300

Fontes: Vinho Clube (vinhoclube.com.br)
Casa Rio Verde (casarioverde.com.br) e blog.vinhosite.com.br
www.vinhosite.com.br

Com:

@blimabracher #blimabracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Pouso do Chico Rey tem noite cultural e gastronômica com a presença da historiadora Myriam Ribeiro, os artistas Carlos e Fani Bracher, entre outros grandes nomes

A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…

15 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!