Crônicas

Turcos Otomanos: de Ertugrul à queda de Constantinopla

Um grande fato histórico que marca a contagem das Idades no mundo Ocidental é sem dúvidas a virada da Idade Média para a Moderna, considerada pelo ano de 1453, quando da tomada de Constantinopla pelos turcos Otomanos.

Mas a verdade é que pouco se sabe sobre este fato. Para quem curte história, muito se pode aprender sobre isso em duas séries em exibição no Netflix: “Ascensão do Império Otomano” ; e “Ertugrul: o grande guerreiro Otomano”.

A primeira, já começa no ano de 1453 , sendo uma espécie de diário do jovem comandante Maomé II, que depois de inúmeras tentativas anteriores, consegue , finalmente , entrar em Constantinopla ( capital do Império Bizantino, sede oriental do Império Romano) e subjugar o governador Contantino XI, filho de Helena.

O fato teria sido previsto, com estes exatos nomes: Maomé, o Turco; que colocaria fim ao Império Romano Oriental numa era governada por um governador de nome Constantino e filho de Helena.

Mas, sem dúvidas, este importantíssimo fato histórico começa a ser delineado três séculos antes. Dai a série “Ertugrul: o grande guerreiro otomano” é fundamental. Em 1198 nasce Ertugrul Bey (Ertugrul Chefe, vivido por Engin Altan Düziatan), filho do lendário Bey Shuleyman Shan e de Hayme Hatun (Lady Hayme), chefes da tribo dos Kays.

À esquerda, Ertugrul na história, ao lado de seu intérprete Engin Altan

É importante salientar aqui, que os turcos não tinham um Império definido, sendo divididos em várias tribos comandadas por seus respectivos Beys ( chefes).

Essas tribos eram nômades e habitavam a região próxima ao Iran. Tinham muita dificuldade em se estabelecer, pois além da rivalidade entre os próprios povos turcos oguzes, estavam espremidos entre dois opostos: a oeste os terríveis mongóis da Dinastia dos Khan; e, à leste pelos Bizantinos, que compunham o Império Romano Oriental, cuja capital era Constantinopla. O Império Romano era dividido em vários estados com governos independentes, mas que deviam obediência ao Imperador, instalado em Roma.

Destaque para a interpretação de Baris Bagic, que vive o sanguinário Mongol Noyan.

Acima, Noyan Khan e terrível e lendário comandante mongol. Abaixo, seu magnífico intérprete em Dirilis, Baris Bagci



Baris Bagci como Noyan Khan

Tamanha e tão variada rivalidade punha em risco a sobrevivência das tribos Oguzes, cuja unidade existia apenas na língua e no culto ao islamismo e a Allah. Mesmo o sultanato tinha divisões internas, havendo constantes brigas pelo posto de sultão.

Pois bem, Ertugrul ( vivido por Engin Altan https://www.instagram.com/enginaltandzytn/) vem ao mundo e se torna um grande alp (guerreiro) turco, ao lado de outros dois grandes nomes da história Turgut Alp ( Cengiz Çoskunnhttps://www.instagram.com/cengizcoskunnn/ ) e Bamsi Beyrec ( Nurettin Sönmez https://www.instagram.com/nurettinsonmez/).

Turgit Alp e seu machado Cengiz Çoskunn
Bamsi Beyrec, famoso por lutar com duas espadas e pelo bom humor

Ertugrul se casa com a Sultana Halime ( Esra Bilgiç https://www.instagram.com/esbilgic/ ), da linhagem Seijuc e, com ela tem três filhos: Gunduz Alp; Sevci Bey e Osman Gazi.

Esra Bilgiç como a Sultana Halime Hatun

Gazi é o nome dado a comandante, em turco.

Ertugrul, já era um grande Gazi, migrando com várias tribos amigas para o leste e tomando a fortaleza dos Cruzados em Jerusalém.

Sob a bandeira dos Kays, Ertugrul Gazi consegue o respeito de várias tribos turcas, sendo nomeado o Margrave (Marquês ) das terras sob domínio turco à leste do Oriente Médio.

Ertugrul Bey foi um grande e lendário líder, sendo fundamental para a diplomacia entre turcos, mongóis e cristãos. Era respeitado e temido por todos. Morre em 1291 na região de Sogüt.

A série , dirigida por Metin Günay é um primor, principalmente, pela cenas de batalha. Engin Altan Düzyatan tem um jogo corporal impressionante, transformando as cenas de batalha em épicos das filmagens contemporâneas, na série que em turco se chama Dirilis e, em inglês, Ressurection.

Turgut alp, também teria sido longevo, vivendo mais de 100 anos. Alguns historiadores falam em 125 anos. Ele dominava como ninguém um machado. As cenas de destreza do ator Cengiz Çoskun são de impressionar.

Assim como Bamsi, que, historicamente, seria um homem cômico e de bom coração, que lutava com duas espadas e cuja interpretação de Nurettin Sönmez chega a ser comovente. Bamsi, assim como os outros alps teria sido longevo e morrido em uma batalha.

Mas o grande ponto aqui, é o surgimento do Império Otomano. É sob a bandeira do comandante ( Gazi) Osman , filho mais novo de Ertugrul que o Imperio Turco Otomano surge..Daí o nome Império Otomano, numa referência a Osman ou Otan, filho de Ertugrul Bey. Ele junta sob a mesma bandeira os povos descendentes dos Oguzes e cuja união existia apenas na língua e no culto ao islamismo, se formam como um Império. estabelecido.

Império Otomano, que em 1453, sob o comando de Maomé II conquista Constantinopla, fundando-se lá a cidade de Istambul e cujo marco histórico é fundamental para se compreender a história da humanidade.Para saber mais assistam

Acima, o ator Cem Yigit, como Maomé II, o Conquistador de Constantinopla, capital do Império Bizantino, e sede Oriental do Império Romano. Abaixo, imagem do Maomé II na história
Maomé II, o Conquistador

Dirilis https://www.netflix.com/br/title/80127001?source=35 e Ascensão do Império Otomano https://www.netflix.com/br/title/80990771

Com Blima Bracher https://www.instagram.com/blimabracher/https://www.instagram.com/blimabracher/

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Programação da XXVII Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu

De 19 a 21 de abril, acontece a XXVII Festa Cultural da Goiaba. O evento…

15 de abril de 2024

“O corpo vulnerado” de Maria Angélica Melendi reflete sobre corpo e política na arte latino-americana

O corpo vulnerado, novo livro da intelectual Maria Angélica Melendi, aborda o corpo e a…

15 de abril de 2024

Vila Galé vai produzir vinhos e azeites na unidade Dom Bosco em Ouro Preto

O empresário Felipe Versiani, o prefeito Angelo Oswaldo, o CEO Jorge Almeida e o pintor…

13 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!