Intrigas e traições reais sempre povoaram o imaginário histórico. Em séries e filmes, a pimenta, entre olhares pode chegar aos finalmentes e o fascínio entre cunhado(a)s sempre dá o que falar. Vamos lembrar de seis traições que ocorreram em família e que não ficaram entre quatro paredes:
-Luís XIV e sua cunhada Henriqueta Ana de Inglaterra – casada com o irmão do Rei Sol, Filipe I, Duque de Orleâes, a bela e jovem Henriqueta tem um rumoroso caso com Luís XIV. Não é segredo para ninguém que o Duque era homossexual. Desde criança vestia-se de menina (o que era comum à época, final do século XV). Filipe tinha vários amantes homens e sua esposa frequentava a cama de seu irmão, Luís XIV, o Rei Sol. O triângulo amoroso era conhecido por todos e não abalou a amizade entre os irmãos, cujo ciúmes existia mais em função do poder que das mulheres. Foi o Duque de Orleães e um de seus amantes que criaram as etiquetas francesas, sapatos com saltos para eles, maquiagem e perucas. A história pode ser vista na Série “Versailles”, em exibição na Netflix, com George Bladgen, no papel de Luís XIV; Noémie Schmidt, como Henriqueta; e Alexander Vlahos, como o Duque de Orleães.
– Lagertha, Ragnar e Rollo – Em “Vikings”, famosa série que surgiu no History Channel e pode ser vista na Netflix, a “Dama do escudo”, Lagertha (Jaqueline Winnicks) é casada com o rei Ragnar Lothbrok ( Travis Fimmel), mas o irmão dele, Rollo ( Clive Standen), não esconde sua paixão pela cunhada guerreira. Até quase no final da série paira uma dúvida sobre a paternidade de Björn Ironside (Alexander Ludwig), que seria o primogênito de Lagertha e Ragnar. Será?
– Henrique VIII e as irmãs Ana e Maria Bolena- No filme “The other Boleyn girl” e no livro “ A irmã de Ana Bolena”, de Philippa Gregory, a paixão do famoso Rei Tudor Henrique VIII (Eric Bana) por Maria Bolena ( Scarlett Johansson), faz água quando ele conhece Ana Bolena (Natalie Portman). O romance , ambientado no século XVI gira em torno do triângulo amoroso entre Maria, que era amante de Henrique, com quem teve dois filhos e sua irmã. Ana Bolena é ardilosa e consegue afastar não só a esposa legítima do rei, Catarina de Aragão, quanto sua irmã Maria Bolena. Quando Ana foi sentenciada a ser decapitada, a mando de Henrique VIII, dizem que Maria foi até o soberano e implorou pela vida da irmã.
– Henrique VIII, seu irmão Arthur e Catarina de Aragão- Neste acaso não tratou-se de uma traição, mas de uma estratégia financeira. Catarina e Artur se casaram em 1501, mas, seis meses depois, o jovem morre de uma doença conhecida como “febre do suor”, deixando Catarina viúva aos 16 anos. Para não ter que devolver o dote, o pai de Artur, Henrique VII, oferece o caçula Henrique, então com 11 anos, como noivo para Catarina. Quando ele completa 18 e ela está com 23 o casamento é realizado, tendo o primeiro sido anulado, alegando-se que, pela pouca idade dos noivos, nada havia sido consumado.
– O triângulo amoroso formado por Dom Pedro I, Domitila, sua amante oficial e a irmã dela, Benedita- o romance está no ar em “Novo Mundo”, na Globo. Dom Pedro I (Caio Castro) se envolve com Domitila de Castro Canto e Melo (Agatha Moreira) , mas não resiste aos encantos da irmã dela, Benedita (Larissa Bracher). Enfurecida ao saber do envolvimento do príncipe com sua irmã, Domitila a ameaça de morte e até atenta contra a vida de Benedita. Mas o romance entre Pedro e Benedita continuou e rendeu um fruto: o menino Rodrigo, cuja paternidade foi reconhecida por Pedro. Rodrigo foi regiamente educado e recebeu o sobrenome real.
– Jackie Kennedy, John e Bobby Kennedy – Depois do assassinato de John Kennedy, o grego Aristóteles Onassis demonstra interesse pela viúva. Mas o irmão do falecido John, Robert Kennedy teria dito que eles só se casariam por cima de seu cadáver. Dito e feito. Bobby foi assassinado em 1968 e Jackie se casou com Ari Onassis. O jornalista Peter Evans, em seu livro “Nêmesis”, teria descrito que Bobby e Ari se odiavam e, além de interesses políticos e financeiros estaria também por traz do ódio, o envolvimento amoroso de Jackie com seu cunhado Robert… Peter Evans deixa no ar um possível envolvimento de Onassis no crime…
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…
Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…