Blima Bracher

Seis casos históricos de traição entre cunhado(a)s

Dom Pedro e as irmãs Benedita e Domitila

Quando a traição acontece dentro de casa: Dom Pedro e o triângulo amoroso com as irmãs Benedita e Domitila

Intrigas e traições reais sempre povoaram o imaginário histórico. Em séries e filmes, a pimenta, entre olhares pode chegar aos finalmentes e o fascínio entre cunhado(a)s sempre dá o que falar. Vamos lembrar de seis traições que ocorreram em família e que não ficaram entre quatro paredes:

-Luís XIV e sua cunhada Henriqueta Ana de Inglaterra – casada com o irmão do Rei Sol, Filipe I, Duque de Orleâes, a bela e jovem Henriqueta tem um rumoroso caso com Luís XIV. Não é segredo para ninguém que o Duque era homossexual. Desde criança vestia-se de menina (o que era comum à época, final do século XV). Filipe tinha vários amantes homens e sua esposa frequentava a cama de seu irmão, Luís XIV, o Rei Sol. O triângulo amoroso era conhecido por todos e não abalou a amizade entre os irmãos, cujo ciúmes existia mais em função do poder que das mulheres. Foi o Duque de Orleães e um de seus amantes que criaram as etiquetas francesas, sapatos com saltos para eles, maquiagem e perucas. A história pode ser vista na Série “Versailles”, em exibição na Netflix, com George Bladgen, no papel de Luís XIV; Noémie Schmidt, como Henriqueta; e Alexander Vlahos, como o Duque de Orleães.

Luís XIV e seu irmão , o Duque de Orleâes na série “Versailles”
Henriqueta, casada com o Duque era amante do Rei Sol

– Lagertha, Ragnar e Rollo – Em “Vikings”, famosa série que surgiu no History Channel e pode ser vista na Netflix, a “Dama do escudo”, Lagertha (Jaqueline Winnicks) é casada com o rei Ragnar Lothbrok ( Travis Fimmel), mas o irmão dele, Rollo ( Clive Standen), não esconde sua paixão pela cunhada guerreira. Até quase no final da série paira uma dúvida sobre a paternidade de Björn Ironside (Alexander Ludwig), que seria o primogênito de Lagertha e Ragnar. Será?

Lagertha, Ragnar e Rollo: a série não esconde o rolo entre os três

– Henrique VIII e as irmãs Ana e Maria Bolena- No filme “The other Boleyn girl” e no livro “ A irmã de Ana Bolena”, de Philippa Gregory, a paixão do famoso Rei Tudor Henrique VIII (Eric Bana) por Maria Bolena ( Scarlett Johansson), faz água quando ele conhece Ana Bolena (Natalie Portman). O romance , ambientado no século XVI gira em torno do triângulo amoroso entre Maria, que era amante de Henrique, com quem teve dois filhos e sua irmã. Ana Bolena é ardilosa e consegue afastar não só a esposa legítima do rei, Catarina de Aragão, quanto sua irmã Maria Bolena. Quando Ana foi sentenciada a ser decapitada, a mando de Henrique VIII, dizem que Maria foi até o soberano e implorou pela vida da irmã.

As irmãs Bolena e o Rei Henrique VIII

– Henrique VIII, seu irmão Arthur e Catarina de Aragão- Neste acaso não tratou-se de uma traição, mas de uma estratégia financeira. Catarina e Artur se casaram em 1501, mas, seis meses depois, o jovem morre de uma doença conhecida como “febre do suor”, deixando Catarina viúva aos 16 anos. Para não ter que devolver o dote, o pai de Artur, Henrique VII, oferece o caçula Henrique, então com 11 anos, como noivo para Catarina. Quando ele completa 18 e ela está com 23 o casamento é realizado, tendo o primeiro sido anulado, alegando-se que, pela pouca idade dos noivos, nada havia sido consumado.

Catarina de Aragão foi casada com Artur Tudor, antes de se casar com seu irmão Henrique
Artur Tudor
E seu irmão Henrique VIII casaram-se ambos com Catarina de Aragão

– O triângulo amoroso formado por Dom Pedro I, Domitila, sua amante oficial e a irmã dela, Benedita- o romance está no ar em “Novo Mundo”, na Globo. Dom Pedro I (Caio Castro) se envolve com Domitila de Castro Canto e Melo (Agatha Moreira) , mas não resiste aos encantos da irmã dela, Benedita (Larissa Bracher). Enfurecida ao saber do envolvimento do príncipe com sua irmã, Domitila a ameaça de morte e até atenta contra a vida de Benedita. Mas o romance entre Pedro e Benedita continuou e rendeu um fruto: o menino Rodrigo, cuja paternidade foi reconhecida por Pedro. Rodrigo foi regiamente educado e recebeu o sobrenome real.

As irmãs Benedita e Domitila de Castro Canto e Melo disputam a atenção de Dom Pedro I

– Jackie Kennedy, John e Bobby Kennedy – Depois do assassinato de John Kennedy, o grego Aristóteles Onassis demonstra interesse pela viúva. Mas o irmão do falecido John, Robert Kennedy teria dito que eles só se casariam por cima de seu cadáver. Dito e feito. Bobby foi assassinado em 1968 e Jackie se casou com Ari Onassis. O jornalista Peter Evans, em seu livro “Nêmesis”, teria descrito que Bobby e Ari se odiavam e, além de interesses políticos e financeiros estaria também por traz do ódio, o envolvimento amoroso de Jackie com seu cunhado Robert… Peter Evans deixa no ar um possível envolvimento de Onassis no crime…

O romance de Jackie Kennedy com seu cunhado Bobby está no livro de Peter Evans
Por Blima Bracher #blimabracher @blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.