Blima Bracher

Quem foi Mara Brankovic? Peça chave na tomada de Constantinopla pelos turcos

Mãe adotiva de Maomé I teve papel fundamental na tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos

Mâe Mara e Maomé I

Quem foi Mara Brankovic, a nobre Europeia que se casou com um sultão turco e foi peça chave para a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos?

Nascida na Sérvia, como princesa, Mara Brankovic foi a terceira esposa do Sultão otomano Murad II. Praticante da religião ortodoxa e com bons contatos na Sérvia, no Império Romano Oriental e sendo uma Sultana Otomana, Mara circulava por esses três mundos em conflito sem ser notada. Por isso, acabou funcionando como uma espiã.

Mas, o que ela tem a ver com a tomada de Constantinopla pela turcos otomanos, um marco na história da  Humanidade, que marca o fim da Idade Média e início da Moderna?

O elo está na ligação dela com Maomé I, o conquistador de Constantinopla.Mara apesar de casada com o pai de Maomé I, Muhad II não tinha filhos. E Maomé, desde muito pequeno foi separado de sua mãe biológica, tendo ambos se unidos nessa carência de amor entre mãe e filho.

Maomé, assume o trono aos 13 anos com a morte do irmão mais velho e o cansaço de pai.

Mas logo tem que devolver o posto ao pai, preocupado com a ideias e a impetuosidade do adolescente.

Com a morte de Murad II, Maomé I finalmente se viu livre para realizar seu sonho: Conquistar Constantinopla. A cidade atacada outra 23 vezes não caiu na mão os turcos otomanos ( eramuito cobiçada por ser a ligação estratégica entre o ocidente e oriente e a cidade mais rica e bem protegida do mundo). Maomé estudou o erro de seus antepassados, e com a ajuda de Mãe Mara, que se tornou uma espiã a serviço de Maomé no mundo ocidental e na Sérvia, aos 23 anos, o jovem Sultão conquista Constantinopla, transformando-a em Istambul.

Como na Profecia: um sultão de nome Maomé, derrubaria um imperador romano de nome Constantino, filha de Helena.

Quadro de Pintura retratando Mara Brankovic

A história pode ser vista em série original da Netflix “Ascensão do Império Otomano”, dirigida por Emre Sahin com Tuba Büyükütün no papel de Mãe Mara e Cem Yigit como Maomé

Assista em https://www.netflix.com/title/80990771

Assista também Ertugrul ou Resurrection, com Engin Altan no papel principalhttps://www.netflix.com/title/80127001 https://www.instagram.com/enginaltandzytn/?hl=pt

BlimabrChar #blimabracher @blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.