Crônicas

Mais uma vez amor

Mais uma vez amor

Em frente ao espelho, Mariazinha penteia cuidadosamente os cabelos, escolhe colares e brincos, a roupa muito bem passada espera em cima da cama. A maquiagem leve e o perfume suave completam o ritual, cumprido religiosamente todas as quartas-feiras e sábados. Enquanto a hora do baile se aproxima ela sente o coração batendo forte, quase no pescoço. A última conferida no espelho vem junto com a dúvida: ­ – “Será que Ivolino vai gostar?”

A ansiedade, típica de adolescente, na verdade ronda a cabeça de uma senhora, avó de cinco netos. Os antigos romanos, diriam que Cupido, fez mais uma vítima. Também conhecido como amor, Cupido era o deus equivalente em Roma ao grego Eros. Filho deVênus e de Marte, andava sempre com seu arco, pronto para disparar sobre o coração de homens e deuses. E, apesar de geralmente ser representado como um menino alado, os ferimentos provocados por suas setas andam despertando amor e paixão em muitos vovôs e vovós.

E o amor na maturidade é um santo remédio, tanto para doenças físicas quanto psíquicas como a depressão. Após a aposentadoria e perdas de entes queridos, o idoso tende a se acomodar. Quanto maior a acomodação maior o isolamenteo socio-familiar. O que gera amgústia e depressão. Por isso, é essencial superar estas perdas e manter o convívio. A busca de um namorado ou companheiro na velhice pode acrescentar alguns anos na vida dos apaixonados. É um cuidado mútuo, um carinho necessário para manter a saúde física, mental e espiritual, afinal quando a mente age o corpo reage tanto para o lado destrutivo quanto para o construtivo.

É por isso que o coração de muitos rapazes e moças maduras andam batendo pra lá dos 90 anos. A pessoa que te completa pode ser outra na terceira idade. O que não se pode é perder o compasso da vida, achar que tudo morre quando um companheiro se vai.

A enternet tem sido grande aliada para quem procure um companheiro maduro. Mas, não se esaueçam: depois da pandemia, é hora de sair, frequentar restaurantes, pistas de dança. Por que não?

Aliás, os mais velhos costumam dar um show na dança de salão. A destreza na pesta deixa todos hipnotizados. O importante é ser feliz. A vida pode te reservar uma surpresa aos 60 anos, 70 anos. O respeito do namoro amaduro é o mesmo da adolescência. A moral é a mesma, não importa que se passaram cinquenta anos. Namoro é namoro. E os pares seguem felizes entre rodopios e olhares apaixonados no salão.

É uma época onde o companheirismo e o cavalheirismo contam mais que a paixão carnal. Se há ou não sexualidade envolvida vai depender de cada casal, mas o mais importante nesta fase é a cumplicidade. Muitas vezes os filhos acham que vão suprir todas as carências dos pais solitários, mas o desejo só é saciado pelo próprio objeto do desejo. O amor filial não supre a falta de um companheiro. Quando os filhos não entendem isso há frustração de ambas as partes. Por isso, se há espaço para um novo amor, a família deve apoiar.

O tempo passa e os conceitos mudam. Os homens estão descobrindo as mulheres mais velhas, eles estão aprendendo que o importante não é só beleza ou juventude e sim, a cumplicidade.

O amor acontece e não se pode lutar contra ele. Prova de que o amor não tem idade e muito menos outros sentimentos derivados dele. É claro que ciúmes há. São sentimentos inerentes ao ser humano em qualquer idade. Resta a todos aprender a perdoar.

E muitos só encontram o par ideal na maturidade . Embalados ao som de valsas, boleros e poesias, os namorados mostram que o território sagrado do romantismo resiste. Corações solitários, voltam a bater no compasso de dois. É cupido pregando peças, mais uma vez o amor!

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Distritos de Ouro Preto recebem Campanha de Popularização do Teatro

Imagem: Ane Souz Escolas municipais dos distritos de Amarantina, Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo e…

15 de maio de 2024

Dom Edmar celebra primeira missa como Bispo

No último domingo, 12 de maio, ocorreu a primeira Missa do Monsenhor Edmar, após sua…

14 de maio de 2024

Entre 24 e 26/5 Ouro Preto recebe 3• Edição do Festival de Popularização do Teatro

Ouro Preto recebe, entre 24 e 26 de maio, a terceira edição do Festival de…

13 de maio de 2024

Confira as ótimas opções para o seu fim de semana em Ouro Preto

Olá! Chegou a sua *agenda cultural* da semana. Acesse nossos canais oficiais e fique por…

10 de maio de 2024

Carlos Bracher recebe titulo de Cidadão Honorário de Belo Horizonte

Em solenidade seguida de coquetel na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Presidente, vereador Gabriel…

8 de maio de 2024

Alunos de escolas públicas de Ouro Preto visitam ETA Itabirito

Imagem: Bernardo Marotta A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis,…

3 de maio de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!