Crônicas

Galã mais disputado do momento é turco

Ele tem os olhos bem puxados e escuros, sob sobrancelhas grossas e o semblante necessário para encarnar Ertugrul, guerreiro otomano que viveu entre os anos de 1198 e 1281, sendo o Bey dos Kays, na região do Irã.

Este é o personagem que deu projeção mundial a Engin Altan Düzyatan, na série Dirilis Ertugrul, o Grande Guerreiro Otomano, exibida na Netflix. Em inglês o título é Ressurection.

Engin Altan, como Ertugrul
Beleza turca em destaque

Turco, nascido em 1979, o galã tem a masculinidade dos povos árabes, mas quando sorri, parece um menino, imprimindo uma docilidade e um carisma extraordinários ao alp (guerreiro) que enfrenta Templários e mongóis, sem perder os sonhos a ética naturais de um grande líder.

Engin consegue, com seu jogo de corpo, mostrado em lutas extraordinárias com adagas, ofuscar até a beleza de um outro companheiro de cena, o também turco Cengiz Çoskun, no papel do alp Turgut.

Um dos dez atores mais belos da Netflix, o turco Cengiz Çoskun, como Turgut

As artes cênicas começaram a aflorar cedo em sua vida. Já na escola fazia incursões teatrais. Fez vários seriados e novelas em tvs locais da Turquia, mas foi com a série da TRT, dirigida por Metin Gunay e produzida por Mehmet Bosdag.

Somam-se a uma beleza ao mesmo tempo máscula e doce, um corpo atlético, inflexões cênicas e atuações impecáveis e um carisma que incendeia a tela.

Seu último aniversário, dia 26 de julho, quando comemorou 41 anos quase quebrou a web. A série que está sendo exibida em canal aberto no Paquistão tem deixado as moças locais apaixonadas. Mas ele é casado e tem dois filhos…

Aliás, essa é uma grande tendência mundial: a Netflix trouxe a possibilidade de mostrar a qualidade do cinema produzido em outros centros, que não apenas Hollywood.

Travis Fimmel, Clive Standen e Alexander Ludwig de Vikings, também trouxeram a magia dos homens orientais para as telas.

Travis Fimmel, o Ragnar de Vikings
Clive Standen, como o Rollo de Vikings
Alexander Ludwig é Bjorn, em Vikings

Luís Roberto Gúsman, apesar de ser porto-riquenho, numa tinha sido explorado em grande produções, até que arrancou suspiros como o Caio Valério na série Maria Madalena.

Luís Roberto Gúsman, como Caio Valério

Com um cinema que não renova seus nomes, cultuando galãs cujas imagens já foram bastante exploradas, Hollywood terá que se cuidar frente à legião de novos gatos que vão invadir e incendiar as telas da Netflix.

Dica: assista na língua original, o turco, para ouvir a beleza da sonoridade e a bela voz de Engin.

http://@enginaltandzytnenginaltandzytn

Blimabracher @blimabracher #blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

  • Estou completamente apaixonada por essa série, assisto na língua original e parece que até já entendo,para mim a melhor das séries que já assisti e pena que descobri agora e já está quase sendo tirada do ar o que é uma tiraste notícia para mim, amei e super recomendo ❤️.

Posts Recentes

Cultura, gastronomia e história em clima de Natal

Imagem: Patrick de Araújo Já imaginou caminhar por um cenário que parece ter saído diretamente…

9 de dezembro de 2025

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!