Eventos

Vem aí: Festa da Primavera em Santo Antônio do Leite

Uma celebração em torno da arte, cultura e pela preservação do meio ambiente. Esse é o mote que desde a década de 1980 acompanha os entusiastas da Festa da Primavera, no pacato distrito de Santo Antônio do Leite, em Ouro Preto (MG). Mais uma vez, o encontro será na Praça do Cruzeiro, no bairro Chapada, berço do evento.

A programação, que está sendo definida, será totalmente gratuita, com troca e distribuição de mudas; atrações culturais para todas as idades, com shows musicais e apresentações cênicas; atividades infantis e de promoção do bem-estar. Além disso, haverá barraquinhas com várias delícias afetivas da gastronomia local.

SOBRE A FESTA

A Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite teve início no final da década de 1980 por um grupo de moradores artesãos do distrito, com o intuito de celebrar a chegada da estação e reflorestar o bairro Chapada, antigo local de pastos e fazendas do lugar. Com a campanha “Adote uma árvore!”, a festa foi possível e deixou o legado de um bairro arborizado e fresco, com uma charmosa praça com a antiga capela de Nossa Senhora da Piedade, conhecida por Alto do Cruzeiro. Na maioria de suas edições, a Festa aconteceu nessa praça, por possuir amplo espaço, paisagem natural e por manter a tradição do evento.

O projeto, desde o seu surgimento, tem como principais objetivos desenvolver a cultura local, possibilitar o acesso da comunidade a diferentes áreas artísticas culturais, e propor ações de conscientização, preservação e recuperação ambiental.

Ao longo dos anos, realizou ações de reflorestamento das nascentes e áreas urbanizadas do distrito; promoveu a instalação de lixeiras personalizadas nas ruas; deu início a projetos de preservação de córregos locais, em conjunto com coletivos, em parceria com o projeto Manuelzão; além da realização de palestras e oficinas de conscientização e capacitação ambiental.

Em sua programação cultural, contou com grandes nomes do circo e do teatro, como o Grupo Galpão, Trampulim, Giramundo e Berimbrown. E bandas e artistas musicais, atualmente reconhecidos, como o Frito na Hora, Tambor Mineiro, Projeto Saravá, Sérgio Pererê, bloco Pena de Pavão de Krishna, dentre outros.

Em suas últimas edições, trouxe artistas da região de Ouro Preto e de outras partes do estado, incentivando e valorizando a arte local e mineira e dando espaço para novos artistas. Em 2022, o grupo Pássaro Vivo de Patos de Minas foi sua atração principal e trouxe públicos de Belo Horizonte, Ouro Preto e turistas de outros estados e países. Estima-se um público de 3.000 pessoas em três dias de festa, realizada em outubro de 2022.

A Festa sempre foi realizada de forma colaborativa, envolvendo a comunidade, e com apoio de empresários, moradores e órgãos locais, como a Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

SANTO ANTÔNIO DO LEITE

Essa pequena localidade é carinhosamente chamada de “Leite” por seus habitantes e visitantes mais assíduos. Santo Antônio do Leite é um distrito de Ouro Preto (MG), que fica a 83 quilômetros de Belo Horizonte. O distrito surgiu no início do século XVIII, com fazendas de produção leiteira e agricultura, e já foi um dos maiores produtores de bananas do Brasil. No final do século XX, após se tornar um distrito autônomo, artesãos, turistas e estrangeiros habitaram o distrito. Atualmente é conhecido pelo seu artesanato em prata, pedra, cerâmica e outros. Também possui divesidade de produtos artesanais, como queijo, mel, café, cachaça, doces, geleias, compotas e cervejas artesanais. Para o turista, o distrito oferece história, atrativos naturais como mirantes, cachoeiras, rios e lagoas, e uma ampla estrutura de hotéis, pousadas e casas de temporada que convidam ao relaxamento e ao lazer.
Anota aí:

Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite

13 de outubro, sexta-feira: 18h às 01h

14 de outubro, sábado: 11h às 01h

15 de outubro, domingo: 11h às 20h

Praça do Cruzeiro – Chapada, Santo Antônio do Leite

Gratuito

Como chegar:

Acesso pela BR 356, de Belo Horizonte (83km), Ouro Preto (30km), BR 040 (50 km).

Ônibus: BH – Pássaro Verde: https://passaroverde.com.br/

Ouro Preto – Rota Real: https://consorciorotareal.com.br/

Apps: 99, PamPam, Oper Drive, 2V, Ubiz Car

Texto: Divulgação FAOP / Imagem : Tico Soador

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Autor de “Escrava Isaura”, Bernardo Guimarães tem semana de homenagens em Ouro Preto.

De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…

31 de julho de 2025

Ouro Preto: Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…

30 de julho de 2025

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…

29 de julho de 2025

Ano Jubilar: “Mãe, Virgem da Lapa, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança.”

SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…

25 de julho de 2025

Nova sinalização nas ruas de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto inaugura, em 6 de agosto, a nova sinalização turística da…

25 de julho de 2025

Festival de Jazz chega a Ouro Preto com homenagens a Ella Fitzgerald e Dolores Duran

De 07 a 10 de agosto, quinta a domingo, Ouro Preto recebe a 23ª edição…

24 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!