Eventos

“Universidade da Cavalhada:” Ouro Preto mantem tradição

Imagem: Peterson Bruschi
A Prefeitura de Ouro Preto lançou, na última terça-feira, 7 de novembro, o programa “Universidade da Cavalhada”, no distrito de Amarantina.

A ação, que é inédita no Brasil, busca impulsionar e diversificar a economia no distrito valorizando a tradição, considerada umas das mais antigas da região. Os trabalhos acontecerão por meio de ações e projetos voltados ao potencial econômico criativo, trabalhando novas frentes de atração cultural, turística e econômica para o distrito.

A festa da Cavalhada em Amarantina tem origem europeia e acontece há pelo menos dois séculos, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Ouro Preto, e se destaca pela tradição e manifestações religiosas. Além de valorizar e fortalecer os laços de amizade e parentesco que contribuem para a construção dessa história, com a participação de toda comunidade para a realização da festa do Padroeiro do distrito, São Gonçalo.

O programa será administrado, nesse primeiro momento, pela Associação de Cavaleiros Mestre Nico, pela Prefeitura e pelo Instituto Território Criativo, e foi desenvolvido a partir de três eixos: o informativo, cultural e de infraestrutura e logística.

O primeiro eixo trará conhecimentos tradicionais por meio de cursos e oficinas sobre educação patrimonial, além de melhoramento dos produtos e serviços locais. O segundo eixo está direcionado para o calendário dos eventos e visa otimizar o uso da Praça da Cavalhada nas diferentes ações durante todo o ano. Já o terceiro eixo diz respeito às melhorias voltadas ao aprimoramento no atendimento e recepção a turísticas, além de uma estruturação ao ambiente urbano e ao bem estar dos moradores locais.

O evento reuniu representantes de empresas, do poder público, da comunidade e do terceiro setor, atraindo uma rede de parceiros para a realização do programa.

Texto e revisão: Vanência Magela

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!