Eventos

Reabertura do Museu do Ingá, em Niterói: olhar feminino sobre o mundo

Começa na terça-feira, 9 de março, no Museu do Ingá, espaço da FUNARJ em Niterói, a exposição ‘Múltiplos Olhares-Mulheres Artistas nas Coleções FUNARJ’.

A mostra marca a reabertura ao público do Museu do Ingá e reúne 150 obras de uma centena de mulheres artistas constantes nos acervos dos espaços da FUNARJ – além do Ingá (incluída aqui a Coleção BANERJ), o Museu Antonio Parreiras, a Casa da Marquesa de Santos, o Museu Carmen Miranda e a Casa de Cultura Laura Alvim –, vindas de variadas partes do Brasil e selecionadas por suas contribuições históricas à arte brasileira.

São trabalhos de diversas escolas e épocas, feitos em diferentes formatos e suportes, distribuídos em percursos temáticos unindo artes visuais e cultura popular, que incluem obras de Maria Graham, Lúcia Laguna e Rosana Paulino, assim como as de nomes fundamentais da arte no Brasil, como Tarsila do Amaral, Djanira e Anita Malfatti.

A curadoria colaborativa é de Ana Cavalcanti (Escola de Belas Artes/UFRJ), Ana Pessoa (Fundação Casa de Rui Barbosa) e Janaina Melo (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), com concepção e coordenação geral de Douglas Fasolato, Coordenador de Museus da FUNARJ.

Múltiplos Olhares-Mulheres Artistas nas Coleções FUNARJ ficará em cartaz durante todo o ano de 2021 e contará com o apoio de exposições temporárias, realizadas simultaneamente à mostra principal, que promoverão importantes diálogos com outras artistas do próprio acervo e convidadas.

Destas, a primeira será a mostra em comemoração ao centenário de nascimento da gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, ceramista, escritora, teórica da arte e professora Fayga Ostrower, cujo acervo acaba de ser doado ao Museu do Ingá por seus filhos – Ana Leonnor (Noni) e Karl Ostrower. Desde 1977 a instituição abriga oficinas de formação (destacadamente, a de gravura) que ajudaram a difundir e valorizar a arte no estado e no Brasil.

Um resultado importante desse projeto foi a ampliação do acervo dos museus da FUNARJ, com doações de obras que reduzem ausências – como as das artistas Maria Pardos, Clara Welker, Thereza Miranda, Fani Bracher, Lúcia Laguna e Rosana Paulino – , numa demonstração de confiança no projeto e de alinhamento ao interesse da fundação em ampliar a representação das mulheres em seus acervos.

“A mostra reforça o empenho da FUNARJ em promover as mulheres artistas em seu acervo, oferecendo visibilidade e reflexão sobre seu papel e suas contribuições para as artes”, diz José Roberto Gifford, presidente da FUNARJ.

“Muitas dessas artistas obtiveram reconhecimento em vida, outras post-mortem, mas todas conquistaram o mesmo espaço, lado a lado, sem hierarquias, nesta exposição”, diz Douglas Fasolato, Coordenador de Museus da FUNARJ.

 

Mostras paralelas em diálogo

As demais mostras de curta duração que serão montadas, uma após a outra, paralelamente à principal, incluem uma exposição com os trabalhos feitos por mulheres artistas em oficinas de gravura e escultura que funcionam no Museu do Ingá, outra dedicada às mulheres artistas de Niterói, e Mulheres Incríveis, série de obras criadas pela designer Márcia Neves.

Anota aí:

Local – Museu do Ingá, Pres. Pedreira, 78 – Ingá, Niterói.

Horário de visitação – De quarta a sábado, de 12h às 17h. No entanto, excepcionalmente, nesta primeira semana o Ingá ficará aberto ao público de terça a sábado, retomando seus dias normais de funcionamento na semana seguinte.

 

Entrada franca.

 

Mineira , Fani Bracher , é um dos destaques da mostra ‘Múltiplos Olhares-Mulheres Artistas nas Coleções FUNARJ’.

Dias da semana: Quarta, Quinta, Sexta, Sábado

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Autor de “Escrava Isaura”, Bernardo Guimarães tem semana de homenagens em Ouro Preto.

De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…

31 de julho de 2025

Ouro Preto: Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…

30 de julho de 2025

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…

29 de julho de 2025

Ano Jubilar: “Mãe, Virgem da Lapa, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança.”

SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…

25 de julho de 2025

Nova sinalização nas ruas de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto inaugura, em 6 de agosto, a nova sinalização turística da…

25 de julho de 2025

Festival de Jazz chega a Ouro Preto com homenagens a Ella Fitzgerald e Dolores Duran

De 07 a 10 de agosto, quinta a domingo, Ouro Preto recebe a 23ª edição…

24 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!