A 17ª edição da Primavera de Museus acontece de 18 a 24 de setembro, com o tema: Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas. Durante este período, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) aciona todas as instituições culturais a contribuírem na construção de um país mais justo e igualitário. Resistindo com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão. Os museus de Ouro Preto já preparam uma extensa programação para o público, confira em: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/evento/490
A Primavera dos Museus é um evento anual, que acontece durante uma semana, com a proposta de mobilizar museus brasileiros a planejarem programações especiais a partir de um tema especifico, escolhido pelo Ibram. O evento, que acontece na semana do solstício de primavera, estimula a participação do público e organiza espaços de reflexão e diálogo.
O tema escolhido para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, provoca uma reflexão sobre a construção da democracia no país, resgata as memórias da comunidade LGBT+, ressaltar a importância dos povos indígenas na construção do Brasil e aborda o significado da história das comunidades quilombolas, um testemunho da resistência ao longo do tempo. A proposta busca estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura, e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.
A programação conta com atividades presenciais e remotas, incluindo, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances, apresentações musicais e teatrais. O site do Ibram disponibiliza a programação por região: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/17a-primavera-dos-museus.
No site da Secretaria de Cultura e Turismo, além de acessar a programação completa da participação dos Museus de Ouro Preto na 17ª Primavera de Museus, o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história e o acervo de cada instituição da cidade e, também, conferir o horário de funcionamento e tarifário de cada museu ouro-pretano. Texto: Sabrina Pereira
Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…