Eventos

Ouro Preto participa da Primavera dos Museus


Imagem: Patrick Araújo

A 17ª edição da Primavera de Museus acontece de 18 a 24 de setembro, com o tema: Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas. Durante este período, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) aciona todas as instituições culturais a contribuírem na construção de um país mais justo e igualitário. Resistindo com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão. Os museus de Ouro Preto já preparam uma extensa programação para o público, confira em: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/evento/490

A Primavera dos Museus é um evento anual, que acontece durante uma semana, com a proposta de mobilizar museus brasileiros a planejarem programações especiais a partir de um tema especifico, escolhido pelo Ibram. O evento, que acontece na semana do solstício de primavera, estimula a participação do público e organiza espaços de reflexão e diálogo.

O tema escolhido para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, provoca uma reflexão sobre a construção da democracia no país, resgata as memórias da comunidade LGBT+, ressaltar a importância dos povos indígenas na construção do Brasil e aborda o significado da história das comunidades quilombolas, um testemunho da resistência ao longo do tempo. A proposta busca estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura, e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

A programação conta com atividades presenciais e remotas, incluindo, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances, apresentações musicais e teatrais. O site do Ibram disponibiliza a programação por região: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/17a-primavera-dos-museus.

No site da Secretaria de Cultura e Turismo, além de acessar a programação completa da participação dos Museus de Ouro Preto na 17ª Primavera de Museus, o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história e o acervo de cada instituição da cidade e, também, conferir o horário de funcionamento e tarifário de cada museu ouro-pretano. Texto: Sabrina Pereira 

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!