Blima Bracher

Ouro Preto participa da Primavera dos Museus


Imagem: Patrick Araújo

A 17ª edição da Primavera de Museus acontece de 18 a 24 de setembro, com o tema: Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas. Durante este período, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) aciona todas as instituições culturais a contribuírem na construção de um país mais justo e igualitário. Resistindo com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão. Os museus de Ouro Preto já preparam uma extensa programação para o público, confira em: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/evento/490

A Primavera dos Museus é um evento anual, que acontece durante uma semana, com a proposta de mobilizar museus brasileiros a planejarem programações especiais a partir de um tema especifico, escolhido pelo Ibram. O evento, que acontece na semana do solstício de primavera, estimula a participação do público e organiza espaços de reflexão e diálogo.

O tema escolhido para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, provoca uma reflexão sobre a construção da democracia no país, resgata as memórias da comunidade LGBT+, ressaltar a importância dos povos indígenas na construção do Brasil e aborda o significado da história das comunidades quilombolas, um testemunho da resistência ao longo do tempo. A proposta busca estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura, e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

A programação conta com atividades presenciais e remotas, incluindo, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances, apresentações musicais e teatrais. O site do Ibram disponibiliza a programação por região: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/17a-primavera-dos-museus.

No site da Secretaria de Cultura e Turismo, além de acessar a programação completa da participação dos Museus de Ouro Preto na 17ª Primavera de Museus, o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história e o acervo de cada instituição da cidade e, também, conferir o horário de funcionamento e tarifário de cada museu ouro-pretano. Texto: Sabrina Pereira 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments