Mais uma vez um dos símbolos do Barroco Mundial, a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos em Ouro Preto, foi danificada de maneira misteriosa. Desta vez, o corrimão e o pilar que adornam a escadaria lateral amanheceram quebrados. Ela dá acesso à travessa São Benedito, que não tem saída para carros. Apenas moradores com garagem entram ali.
Fica a dúvida: vandalismo ou acidente? O estrago parece feito por algum carro que esbarrou e danificou parte do corrimão da Igreja do Rosário.
Porque a história se repete na mesma Igreja? Em março de 2019, a entrada lateral pegou fogo e alguns vidros se quebraram. Ouro Preto é uma cidade patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.
Na ocasião do principio de incêndio, o Corpo de Bombeiros, não forneceu informações precisas sobre como o incêndio começou. Ninguém foi preso. O incidente teria sido iniciado por uma vela colocada do lado de fora.
Na época, ninguém ficou ferido. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foram no local e avaliaram o prejuízo. A igreja foi restaurada.
O corpo de bombeiros foi acionado por moradores que viram o princípio do incêndio, que teria sido causado por uma vela colocada no exterior da entrada. A porta é de madeira, material altamente inflamável. desta vez , o corrimão amanheceu quebrado. Mais uma vez, uma lastima para todos. Uma certeza existe: é preciso reforçar a vigilância nos patrimônios da cidade.
De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…
Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…
Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…
SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…
A Prefeitura de Ouro Preto inaugura, em 6 de agosto, a nova sinalização turística da…
De 07 a 10 de agosto, quinta a domingo, Ouro Preto recebe a 23ª edição…