Blima Bracher

Mistério: igreja de Ouro Preto danificada outra vez

Escadaria da Igreja do Rosário em Ouro Preto amanhece danificada outra vez. Foto reprodução.

Mais uma vez um dos símbolos do Barroco Mundial, a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos em Ouro Preto, foi danificada de maneira misteriosa. Desta vez, o corrimão e o pilar que adornam a escadaria lateral amanheceram quebrados. Ela dá acesso à travessa São Benedito, que não tem saída para carros. Apenas moradores com garagem entram ali.

Corrimão da escadaria da Igreja do Rosário em Ouro Preto danificada. Acidente ou vandalismo?

Fica a dúvida: vandalismo ou acidente? O estrago parece feito por algum carro que esbarrou e danificou parte do corrimão da Igreja do Rosário.
Porque a história se repete na mesma Igreja? Em março de 2019, a entrada lateral pegou fogo e alguns vidros se quebraram. Ouro Preto é uma cidade patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.

Na ocasião do principio de incêndio, o Corpo de Bombeiros, não forneceu informações precisas sobre como o incêndio começou. Ninguém foi preso. O incidente teria sido iniciado por uma vela colocada do lado de fora.

Na época, ninguém ficou ferido. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foram no local e avaliaram o prejuízo. A igreja foi restaurada.

incêndio ha dois anos na mesma Igreja do Rosário

O corpo de bombeiros foi acionado por moradores que viram o princípio do incêndio, que teria sido causado por uma vela colocada no exterior da entrada. A porta é de madeira, material altamente inflamável. desta vez , o corrimão amanheceu quebrado. Mais uma vez, uma lastima para todos. Uma certeza existe: é preciso reforçar a vigilância nos patrimônios da cidade.

Com Blima Bracher #blimabracher @blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.