Eventos

Minas tem seu próprio “Caminho de São Tiago”

Composto por 11 municípios, o projeto “Caminhos de São Tiago” busca o fortalecimento dos setores do turismo e cultura regionais pelas belezas patrimoniais e arquitetônicas, além da cultura religiosa, gastronômica e as ricas paisagens espalhadas por essas localidades. Tudo isso aliado à preservação ambiental e ao desenvolvimento econômico.

Os municípios que integram a rota Caminhos de São Tiago são Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

Para o prefeito Angelo Oswaldo, “o Caminho de São Tiago vai impulsionar o turismo na região de Santa Rita de Ouro Preto, que é o pólo receptivo de toda essa peregrinação que virá da cidade de São Tiago. É a capital do biscoito ligada à capital da pedra-sabão, atravessando diversos municípios de interesse turístico e cultural do centro de Minas Gerais”. Na ocasião, ele plantou uma muda de Ipê amarelo que será identificada com um marco de Ouro Preto.

Angelo Oswaldo recebeu a insígnia do projeto. Além do prefeito de OuroPreto, também estiveram presentes o vereador Zé do Binga, o secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Câmara, a secretária Municipal de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, além de prefeitos, vereadores, autoridades e representantes de instituições de todo o Estado que contribuíram para a realização do projeto.

Sobre o projeto

Idealizado em 2007 pelo Dr. Elias de Lima, o projeto ganhou visibilidade após uma década, quando alguns prefeitos se reuniram, convidados pelo deputado Estadual Glaycon Franco, para formar o “Caminhos de São Tiago”, a partir de um roteiro turístico em que esses 11 municípios fariam parte. Partindo de Ouro Preto, o percurso se estende, em sua grande maioria, pelas áreas rurais dos municípios que podem ser percorridas a pé, de bicicleta, a cavalo ou de carro e tem como destino a cidade de São Tiago, também conhecida como terra do Café com Biscoito pelo grande número de fábricas de biscoito que desempenha importante papel na economia local.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Crônica, por Blima Bracher: ” Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios “

Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…

14 de outubro de 2024

Exposição de bordados inspirados na obra de Carlos e Fani Bracher está na Casa dos Contos de OP

>Cerca de 100 pessoas inclusive o prefeito reeleito, Angelo Oswaldo, prestigiaram a inauguração da exposição…

11 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!