Eventos

Minas tem seu próprio “Caminho de São Tiago”

Composto por 11 municípios, o projeto “Caminhos de São Tiago” busca o fortalecimento dos setores do turismo e cultura regionais pelas belezas patrimoniais e arquitetônicas, além da cultura religiosa, gastronômica e as ricas paisagens espalhadas por essas localidades. Tudo isso aliado à preservação ambiental e ao desenvolvimento econômico.

Os municípios que integram a rota Caminhos de São Tiago são Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

Para o prefeito Angelo Oswaldo, “o Caminho de São Tiago vai impulsionar o turismo na região de Santa Rita de Ouro Preto, que é o pólo receptivo de toda essa peregrinação que virá da cidade de São Tiago. É a capital do biscoito ligada à capital da pedra-sabão, atravessando diversos municípios de interesse turístico e cultural do centro de Minas Gerais”. Na ocasião, ele plantou uma muda de Ipê amarelo que será identificada com um marco de Ouro Preto.

Angelo Oswaldo recebeu a insígnia do projeto. Além do prefeito de OuroPreto, também estiveram presentes o vereador Zé do Binga, o secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Câmara, a secretária Municipal de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, além de prefeitos, vereadores, autoridades e representantes de instituições de todo o Estado que contribuíram para a realização do projeto.

Sobre o projeto

Idealizado em 2007 pelo Dr. Elias de Lima, o projeto ganhou visibilidade após uma década, quando alguns prefeitos se reuniram, convidados pelo deputado Estadual Glaycon Franco, para formar o “Caminhos de São Tiago”, a partir de um roteiro turístico em que esses 11 municípios fariam parte. Partindo de Ouro Preto, o percurso se estende, em sua grande maioria, pelas áreas rurais dos municípios que podem ser percorridas a pé, de bicicleta, a cavalo ou de carro e tem como destino a cidade de São Tiago, também conhecida como terra do Café com Biscoito pelo grande número de fábricas de biscoito que desempenha importante papel na economia local.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Circuito de Popularização do Teatro leva cultura gratuita e reflexão aos distritos de Mariana

A arte teatral está chegando ainda mais perto da população com o Circuito de Popularização…

17 de julho de 2025

Festival de Inverno de Ouro Preto tem programação para todos os públicos: confira

Com um leque grande que vai do erudito ao popular, passando por diversos gêneros musicais…

15 de julho de 2025

Noite ‘Do Barroco ao Pop” do Festival de Inverno levanta a Casa da Ópera

Com a batida dos baixos intermitentes , o Maestro Robson Bessa mostrou ao púbico que…

12 de julho de 2025

Festival de Inverno vai ocupar Horyo dos Contos em Ouro Preto

O Festival de Inverno 2025 vai ocupar o Parque Horto dos Contos com o "Horto…

10 de julho de 2025

Parceria entre Museu de Mariana e Palácio das Artes traz concertos para o Festival de Inverno

O Museu de Mariana, em parceria com o Palácio das Artes e a Fundação Clóvis…

4 de julho de 2025

Festival de Inverno acontece na Praça do Centro de Convenções: programação completa

Texto: Bruno Willens/ Revisão: Marília Mesquita Julho é especial em Ouro Preto porque tem o…

2 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!