Eventos

Lavras Novas: replantio de mudas em área queimada

Uma bela ação envolvei a Prefeitura, alunos e professores da Escola de Lavras Novas.

A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente contou com a participação de jovens do 5º ano da Escola Municipal de Lavras Novas, acompanhados pela professora Janete da Cruz e da pedagoga Daniela Pereira, da Escola Municipal.

“Na semana da árvore, estamos realizando algumas atividades não só de plantar, mas de fazer isto em lugares adequados e que sejam apropriados para essas espécies. Estamos desempenhando um trabalho de conscientização com esses alunos, plantando em uma área degradada pela queimada. Então, escolhemos espécies para esta área que é de cerrado e posteriormente, em parceria com a comunidade, pretendemos fazer uma recuperação florestal dessa área”, informou o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis.

A Serra de Lavras Novas foi escolhida para plantar as 13 mudas de Aroeirinha do Campo, pois recentemente foi degradada por um incêndio. Para o plantio, foram usados fertilizantes para auxiliar com alguns nutrientes para o solo, além de hidrogel (substância que garante a umidade do solo por cerca de dois meses) auxiliando para que a muda consiga se manter até o período das chuvas.

De acordo com o prefeito Angelo Oswaldo, o momento foi uma celebração da natureza. “Essa região, uma das mais belas paisagens de Ouro Preto, Minas Gerais e do Brasil, sofreu bastante com recentes incêndios que devastaram todas as encostas de Lavras Novas. Agora, com este plantio, estamos renovando a nossa fé na natureza. Essas árvores significam o ressurgimento da natureza e o compromisso das nossas crianças, das novas gerações, além do cuidado com a natureza e o meio ambiente”.

“Esta é uma ação que tem dupla importância, que é a de preservar a natureza, além de orientar e direcionar esta nova geração para uma causa tão nobre: os cuidados de preservação com o nosso meio ambiente, a nossa casa”, destacou a vice-prefeita, Regina Braga.f Foto Nenno Viana

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!