Blima Bracher

Lavras Novas: replantio de mudas em área queimada

Uma bela ação envolvei a Prefeitura, alunos e professores da Escola de Lavras Novas.

A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente contou com a participação de jovens do 5º ano da Escola Municipal de Lavras Novas, acompanhados pela professora Janete da Cruz e da pedagoga Daniela Pereira, da Escola Municipal.

“Na semana da árvore, estamos realizando algumas atividades não só de plantar, mas de fazer isto em lugares adequados e que sejam apropriados para essas espécies. Estamos desempenhando um trabalho de conscientização com esses alunos, plantando em uma área degradada pela queimada. Então, escolhemos espécies para esta área que é de cerrado e posteriormente, em parceria com a comunidade, pretendemos fazer uma recuperação florestal dessa área”, informou o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis.

A Serra de Lavras Novas foi escolhida para plantar as 13 mudas de Aroeirinha do Campo, pois recentemente foi degradada por um incêndio. Para o plantio, foram usados fertilizantes para auxiliar com alguns nutrientes para o solo, além de hidrogel (substância que garante a umidade do solo por cerca de dois meses) auxiliando para que a muda consiga se manter até o período das chuvas.

De acordo com o prefeito Angelo Oswaldo, o momento foi uma celebração da natureza. “Essa região, uma das mais belas paisagens de Ouro Preto, Minas Gerais e do Brasil, sofreu bastante com recentes incêndios que devastaram todas as encostas de Lavras Novas. Agora, com este plantio, estamos renovando a nossa fé na natureza. Essas árvores significam o ressurgimento da natureza e o compromisso das nossas crianças, das novas gerações, além do cuidado com a natureza e o meio ambiente”.

“Esta é uma ação que tem dupla importância, que é a de preservar a natureza, além de orientar e direcionar esta nova geração para uma causa tão nobre: os cuidados de preservação com o nosso meio ambiente, a nossa casa”, destacou a vice-prefeita, Regina Braga.f Foto Nenno Viana

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments